sexta-feira, 22 de março de 2013

O susto da suposta escarlatina!

Estes últimos dias foram para esquecer... Desde o início do mês que a V. andava com umas borbulhas pelo corpo todo. Começou quando estávamos na Serra da Estrela e eu não dei grande importância porque achei que era uma alergia. Nesse fim-de-semana, pela primeira vez, decidi não lavar uns bodies que lhe comprei, só passei a ferro. Ora como a V. tem uma pele hiper sensível eu atribui as borbulhas a isso. Achei que tinha feito alergia e desvalorizei completamente. Entretanto quando voltamos ela esteve com uma febre passageira que eu não associei às borbulhas. Só ao final quase de uma semana, com em vez de passar, as borbulhas aumentaram, é que liguei à pediatra:
- Mas ela tem febre???
- Não... só teve uma pontinha há 4 dias.
- E a garganta está vermelha, tipo cor de morango?
- Não, acho que não.
Bom então deverá ser mesmo alérgico, foi esta a conclusão que a Dra. tirou e mandou-me dar-lhe Fenistil. Mas avisou-me logo para ao primeiro sinal de febre ou alteração do estado dela ir lá ao consultório. 
Mais uma semana e nada de passar. Desta vez o Fenistil não fez efeito.
Só assim para terem uma ideia, a pela da princesa parecia lixa. Tinha manchas enormes de pequenas borbulhinhas. Estava áspera. E ela tinha tanta, mas tanta, comichão  que chegou a fazer ferida nos braços. Bom... na sexta-feira passada lá fomos nós de urgência para a pediatra e quando lhe tiro a roupa percebo que até a médica ficou assustada. Não foi bem assustada... mas ficou apreensiva com o estado da pele da V. Estava tão feia :=( Depois pediu para eu tirar os collants para lhe ver os pés. Também desde há uns dias a V. tinha os pés e as mãos a descamar e os pés estavam mesmo mal! 
OK, o que será que temos aqui??? Apesar da tendência da V. para fazer eczemas isto era um exagero por isso havia a possibilidade de ser um micróbio/bactéria qualquer a causar isto. Os sintomas, mesmo sem febre e sem a língua de morango, apontavam para possível escarlatina!!! Garganta ligeiramente inflamada, erupções cutâneas fortes, pele avermelhada e a descamar... What??? Que raio de doença é esta??? Que nome horrível!!! (info aqui  e aqui) 
A médica disse que a escarlatina normalmente é fácil de diagnosticar, mas no caso da V. para termos a certeza o melhor era fazer uma análise e tirar a teima se é algum micróbio da garganta ou não. É que ela de facto tinha muitos sintomas, mas não todos. E a dúvida era: estaremos a achar que é uma bactéria e é só uma reacção alérgica numa pele com tendência atópica? Ou vice-versa? Só a análise podia confirmar.
No entretanto, passou-me logo duas super pomadas de cortisona para aplicar de imediato e deixamos o antibiótico em stand by para ver quanto tempo demorava o resultado da análise. No sábado fomos para a CUF e o resultado só chegava 4ªfeira. Bom, há duas semanas assim e ainda esperar mais 5 dias seguimos o diatado "mais vale prevenir do que remediar" avançamos com o antibiótico também.
No final da história posso dizer-vos que a V. começou a ficar boa ainda no fim-de-semana e hoje está completamente recuperada. A análise deu negativo e quando falei ontem com a médica estava com uma dupla sensação: por um lado aliviada, ainda bem que não é nada; por outro irritada porque fico sem saber o que causou esta reacção à pele da minha princesa. Se não há micróbio/bactéria deve ser mesmo alérgico ou viral (andam sempre aí 1001 viroses que nem sabe bem o que são). Também já pensei em levá-la a um dermatologista de crianças mas agora a pele dela está uma maravilha... Não vai dar para mostrar nada! Enfim, foi um susto e um stress ao mesmo tempo!

3 comentários:

  1. O meu filho tem uma pele super sensível e atópica (parece que uma vez que se tem nunca deixa de ser). Tem imensa tendência para fazer bolhinhas e ficar com a pele áspera no Inverno.

    Para começar, utilizo Nívea da caixa azul. É excelente. Depois, não deixá-lo sair de casa sem creme, seja nas mãos seja na cara.

    Por vezes, na coxa, aparece uma zona com bolhinhas e com comichão. Para a comichão, utilizo um gel bem frio. Ajuda bastante.

    Resumindo, creme, creme. A seguir ao banho, recomendo ATL (um boião bem grande que dá para imenso tempo). Depois, tipo depois de estarem vestidos, reforçar com Nívea nas zonas mais sensíveis.

    Espero ter ajudado alguma coisa.

    MG

    ResponderEliminar
  2. Adenda: quando digo gel bem frio, não é tipo Fenistil. É daquelas tiras de silicone que colocamos no frigorífico ou no congelador. Podes utilizar também algo que esteja no congelador, como um pacote de ervilhas, enrolado num pano fino.

    Qualquer coisa fria. Mas não álcool, que seca ainda mais.

    Bjs
    MG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá MG, obrigada pelas dicas! Eu vou intercalando o creme da Uriage (que adoro) e o Stelatopia, da Mustela. Este último é indicado para pele atópica. Tem corrido bem... Só de vez em quando é que a V faz um ou outro eczema. Mas desta vez realmente foi à séria! Nem me quero lembrar... E desta vez ela tinha muita comichão nos braços. Essa dica de colocar algo gelado parece-me bem! Deve aliviar bastante :) Beijinhos

      Eliminar