terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Como é bom ouvir elogios aos nossos filhos

Hoje fui à reunião individual com a professora do R. Estava marcada para o dia em que a C. nasceu e só agora deu para remarcarmos. Vim de lá super orgulhosa do meu pequenote. E que bom que é ouvir no final: "Parabéns, mãe. Tem um filho muito querido e especial".

Praticamente só ouvi elogios ao R. Uma criança super sociável, que interage bem com todos os colegas, desde os mais conflituosos aos mais calados. A professora garantiu que se ele continuar assim, é uma criança que quase de certeza nunca terá problemas na escola com os outros. Ao que parece todos os meninos e meninas gostam do R. e olham para ele como exemplo. Neste ponto, a culpa é da professora, que diz que recorre muitas vezes ao exemplo dele para tentar convencer os outros a portarem-se bem. Confesso que até estranho ouvir algumas coisas, porque apesar de ele ser uma criança dócil e que foge a qualquer tipo de conflito, é um reguila do pior cá em casa.

Mas há um ponto em que ele é igual aqui e na escola: a tagarelice. Ao que parece também na escola nunca está calado. Mesmo quando está a trabalhar sozinho ou a brincar sozinho na sala, a professora diz que se ouve o R. a cantar ou a falar sozinho. That's my boy!!!

É mesmo o mais novo da sala, em 23 crianças, mas a adaptação foi perfeita. Também a evolução dele em termos de competências adquiridas foi muito boa. Aquilo em que ele ia mais "atrasado" era no desenho. Nunca consegui que desenhasse nada cá em casa e ao início da escola só fazia riscos. Agora já desenha pessoas, peixes e outras coisas que começam a fazer sentido. É também aquilo em que lhe noto mais diferença desde que começou a escola.

De resto, a ficha de avaliação diz que ele adora os livros e tem noção de toda a narrativa. Nunca faz observações fora de contexto, tem uma linguagem muito completa e um raciocínio muito evoluído. E é um curioso, faz imensas perguntas e quer sempre aprender mais. Já escreve o nome dele, identifica as letras e já sabe contar e associar conjuntos.

Os únicos aspectos a melhorar, segundo a professora, estão na autonomia. Vestir-se e despir-se sozinho, usar correctamente os talheres, apertar e desapertar os sapatos.

Vim muito orgulhosa do meu petiz. Só gostava que ele Às vezes tivesse o botão de desligar, porque quando está acordado não se cala um segundo.

1 comentário:

  1. Que engraçado... a V. também é a tagarela lá da escola! Dizem as professoras que ela anda sempre a falar e a cantar. Às vezes é mesmo preciso mandá-la calar :=)
    Parabéns ao R!

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