terça-feira, 29 de março de 2016

A nova moda de não vacinar os filhos

Nestas coisas da medicina, tenho-me sempre regido por uma velha máxima: escolhe um pediatra em quem confies a 100% e, em caso de dúvida, segue os seus conselhos. Não quer dizer com isto que, volta e meia, não ande na internet à procura de toda a informação e mais alguma sobre uma borbulha mais estranha, uma febre que não passa ou uma decisão que é preciso tomar sobre a saúde deles.

O mesmo acontece com a história das vacinas. Se o pediatra diz que é melhor tomar, eu dou. Se tenho dúvidas, tento perceber os prós e os contras e questiono-o sobre eles. Em última análise a decisão é minha, mas opto sempre por seguir o seu conselho de certeza mais informado do que o meu medo.

Não consigo perceber, por isso, esta nova moda de não vacinar os filhos. Ah, porque estamos a injectar doenças nos corpos dos nossos filhos. Ok, mas não está provado que isso garante a imunidade das crianças face aquelas doenças?

Não sou ingénua ao ponto de não aceitar o argumento que, como em tudo na medicina e ainda mais na farmácia, há muito negócio envolvido. Mas também sei que esta moda da anti-vacinação que está a fazer escola nos EUA já custou ao país vários surtos de sarampo e levou à morte de crianças. Se a ciência evoluiu ao ponto de nos dar um instrumento que nos permite evitar essas mortes e as doenças, por que razão rejeitá-lo? Pior é que esta nova moda de uma decisão tomada conscientemente por certos pais coloca não só em risco as suas crianças, mas todas as outras que estão à sua volta e que não têm culpa.

Dito isto. Sou apologista de que devem levar todas as vacinas do mercado e mais algumas? Não! E também para tomar essa decisão, conto com a opinião informada do pediatra lá de casa. No caso da vacina contra o Rotavírus, dei-a ao R. mas não a dei à C. E porquê? Porque entre o nascimento de um e de outro tivemos um caso na "família" de um bebé de três meses que fez uma invaginação intestinal depois de ser vacinado para o rotavírus. Esteve em estado crítico e só uma operação ao intestino feita a tempo e horas é que evitou o pior. É um dos efeitos secundários que esta vacina pode ter em casos extremos. E não sendo ela essencial para países desenvolvidos como Portugal, nem existindo casos de alarme no nosso país, porquê corrermos o risco? O pediatra foi da mesma opinião. A vacina não faz muito sentido no meio onde vivemos e muito menos quando estamos a falar de crianças que não estão a frequentar escolas em bebés, como é o caso.

A minha última dúvida veio com a Bexsero, a nova vacina contra o Meningococo B. É cara e como é relativamente recente havia muita expectativa sobre a sua eficácia, até entre os pediatras. Por isso, quando lhe perguntei se devia dar, o médico mandou aguardar. Entretanto, quando a C. nasceu mandou-me dar ao R., que nessa altura estava com três anos e meio e não tinha nenhuma outra para tomar naquele momento.

Temos ouvido muitos relatos de febres altas e outras coisas associadas a esta vacina. Os efeitos secundários acontecem em todas as situações, diz o médico deles. Mas, tal como ele diz, é sempre melhor estar vacinado do que não estar, seja qual for a doença em causa. Para evitar esses efeitos, diz ele que o ideal é dar quando os miúdos não têm outras doses para levar no corpo. Assim, a C. vai tomá-la só agora com 14 meses.

A propósito desta história das vacinas, recomendo-vos a leitura de um fantástico artigo da Sara Sá, da revista VISÃO. AQUI


Sem comentários:

Enviar um comentário