terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Dormir, com ou sem método?

Domir nunca foi a 'actividade' favorita do Baby G. O primeiro ano foi terrível. Mas desde que fez 13 meses e deixou de mamar, as noites melhoraram muuuuito.  Agora, por volta das 22h /22:30 vem buscar-me pela mão e leva-me para a cozinha para lhe fazer o leite e regra geral adormece ao meu colo a beber o biberão. Depois levo-o para a cama. Às vezes acorda, pego ao colo e fica logo a dormir passado uns minutos,  outras vezes acorda a chorar não sei se está assustado se tem uma dor...sei que e é difícil acalmá-lo.  A questão é que agora, noite sim, noite sim, vem dormir para a nossa cama entre as quatro e as seis da manhã. A culpa foi nossa porque, há uns tempos, como ele andava constipado permitimos e depois fomos deixando: uma noite porque estava frio, outra porque adormecíamos e outras porque, se o deixarmos lá ficar, ele dorme a noite toda e a nós também nos sabe bem dormir seis horas seguidas. Enfim, a questão é que não queríamos, de todo, tornar isso um hábito. Mas admito que temos deixado andar... 
Entretanto uma amiga falou-me do método da Dana Obleman. Já ouviram falar? Eu já tinha lido sobre o Método Estivill, e confesso que achei muito violento e nunca fui capaz de o deixar a chorar na cama e ir-me embora, indo só lá de 10 em 10 minutos Dizem que resulta, mas eu nunca tive coragem. Uma vez li que para educar uma criança era preciso bom senso. E, não sei, não me parece sensato deixar uma criança sozinha a chorar desalmadamente. Este, pelo que percebi, não li, essa amiga contou-também passa por deitá-lo na cama acordado e fazer com que ele adormeça por si. A diferença é que não nos vamos embora, ficamos lá enquanto ele chora. Há uma tabela em que ela prevê:  no primeiro dia vai chorar 30 minutos e no segundo mais não sei quantos e temos de ir apontando tudo porque, segundo ela, o segredo está em fazer um plano e ter horários. Diz que é a bíblia do sono, que resulta mesmo e depois de uma semana as crianças começam a dormir que é uma maravilha. Diz que até já há pessoas especializadas para acompanharem os pais que se não se acharem capazes de aplicar o método sozinhos.
Eu estou na dúvida. Já estou a vê-lo a chorar, a ficar sem ar, todo um filme. Ele agora já dorme, só quero que durma na cama dele. Vai daí que ainda não sei se vou experimentar. Se começar, sei  tenho de levar até ao fim por uma questão de coerência, de autoridade e não o vou fazer chorar não sei quanto tempo uma noite para nada. O que é que vocês acham? Já sei que os outros gossip babies dormem que é uma maravilha. Mommies que tem babies com problemas de sono, please, manifestem-se. Como fizeram? Aplicaram algum método? Qual? Deu resultado? Ou deixaram andar? Eles acabaram por dormir sozinhos ou nem por isso? 

13 comentários:

  1. Para ser sincera, acho que vai haver um dia em que ele vai adormecer por ele na cama. Até lá, como não me faz diferença e ele é sossegado e dorme lindamente toda a noite, não me custa adormecê-lo na minha cama. Lá em casa é assim: 22horas vou com ele para a minha cama, normalmente em 15 minutos está a dormir, pego nele e meto-o na cama dele. Lá para as 4horas choraminga pela chucha, vou lá meto e ele volta a dormir. 7horas acorda, come a papa a dormir e fica na minha cama até eu me levantar, porque o A. levanta-se passados 45 minutos. Antigamente, às 7h voltava a pô-lo na cama dele depois de comer, mas lá para as 8h30 acordava. Se estiver na minha cama, consigo despachar-me e sou eu que tenho que o acordar quando é hora de ir embora, lá para as 9h30.

    ResponderEliminar
  2. Só um pormenor sobre o método Estivill: o próprio Dr. Estivill veio recentemente a público afirmar que nunca foi intenção dele aplicar esse método a bebés de meses, pois segundo ele nessas idades ainda não se pode falar de patologias do sono. O sono dos bebés até (julgo) aos 3 anos não tem um padrão definido. O método Estivill seria então adequado, segundo o médico, a crianças com patologias do sono, e com mais de 3 anos. Parece que está a estudar uma adaptação do método para crianças mais pequenas...

    Quanto ao teu post: o meu filho nunca dormiu muito bem, o que sempre foi violentíssimo para mim, que comecei a trabalhar aos 2m dele. Dei sempre de mamar (ainda dou, tendo ele neste momento quase 15 meses) e, portanto, de noite era sagrado ele acordar 3, 4 vezes; depois começou a diminuir para 2, 3. E no Verão, para 1, 2. A partir de Setembro, aos 11 meses, começou a dormir a noite seguida. Claro que NUNCA posso contar com uma noite seguida. Ainda na semana passada, houve uma noite em que acordou às 2h20 e só o conseguimos adormecer às 5h. Sempre no escuro, sempre no quarto dele.
    Apesar de tudo, eu não sou muito a favor dos "métodos". Nunca tentei forçar o meu filho a nada, apesar de me custar horrores este tempo todo sem o sono reparador de que preciso para exercer bem a minha profissão. Mas ainda hoje o adormeço depois de mamar, no meu colo. E isso não me preocupa nada! Estamos a falar de crianças muito pequenas, e os hábitos incutem-se facilmente; por cada hábito "mau" que achamos que eles ganham, é possível, com muita paciência e persistência, reverter essa tendência induzindo-os ao hábito contrário.
    No teu caso, se me permites a sugestão, e se queres mesmo reverter essa tendência, eu tentaria - quando ele acordasse àquela hora - deitá-lo novamente depois de um pouco de colo. Provavelmente usava algum subterfúgio (ficar lá no quarto com ele, adormecê-lo ao colo e depois deitá-lo na cama dele), para evitar a choradeira nocturna, e mesmo que nas primeiras noites custasse um bocado até ele adormecer, tentaria insistir. Acho que há uma noite em que ele acaba por ficar sem esforço.
    Boa sorte, beijinhos

    ResponderEliminar
  3. O que eu quis dizer lá atrás, é que apesar de o meu filho em regra agora dormir mais ou menos seguido (esqueci-me de referir que muitas vezes, ainda antes de me deitar ou por essa hora, ele acorda com fome e ainda lhe dou um leitinho nocturno), mesmo assim não o faz todas as noites. Por norma, uma ou duas vezes por semana lá vem uma noite em que andamos a pé a meio da noite. Mas como já foi bem pior... aceito ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O G. mamou até aos 15 meses, mas durante a noite foi só até aos 13. Depois, mamava só antes de ir dormir. Eu também tive dessas noites acordada desde as duas da manhã até às cindo (mais de que uma vez, várias aliás =)) e por isso agora acho um espectáculo ele dormir muito mais tempo e só ter de acoradr uma ou duas vezes. O que me incomoda mesmo é esse hábito de ele só dormir cinco horas seguidas, se for na nossa cama. Nós fazemos isso adormecêmo-lo e vamos pôr na cama dele, a questão é que passado uma ou duas horas, às vezes nem tanto ele volta a acordar. Isso já não acontece se estiver na nossa cama. Mas acho que é uma questão de hábito, é como dizes: temos de insistir, adormecê-lo e deitá-lo na cama dele as vezes que forem precisas até ele perceber que tem de dormir ali. Acho que é isso que vou fazer. Obrigada

      Eliminar
  4. O segredo está em dar à criança a capacidade de relaxar sozinha. Se não a tem, ao acordar durante a noite, vai sempre pedir para a ajudarem a relaxar e a adormecer. na minha opinião, e uma vez que são contra métodos mais rigorosos, podem optar por irem ao quarto dele à noite, quando chorar, fazerem uma festa na cabeça, darem a chupeta ou fralda e sentarem-se perto da cama, mas sem pegarem ao colo. à medida que o tempo for passando vão apenas entrando e sentando-se, sem tocarem. Gradualmente vão interferindo menos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu percebo o que dizes e concordo. Eles acordam e não sabem voltar a adormecer sozinhos e por isso choram. O meu baby não gosta de chucha, nem tem uma fralda ou boneco para dormir. A questão é que quando acorda ele levanta-se logo na cama e agarra-se às grades, assim que eu chego ao pé dele,dá-me logo os braços. Já tentei não o pegar ao colo, mas se não o fizer ele esperta mais.
      Eu não sou contra os métodos, aliás estava na dúvida de aplicar ou não, Uma amiga próxima está a aplicar com bons resultados... mas acho que gostava de experimentar outras alternativas antes de partir para ele.

      Eliminar
    2. Podes começar por pegá-lo ao colo e dar-lhe a fralda, assim associa as duas coisas. Passados alguns dias, chegas ao quarto e dás-lhe a fralda e deitas-lo. Ficas ao pé da cama e tocas. Depois, sem tocar ficas só ao pé da cama, depois mais afastada, até que ele vai percebendo e não é tão drástico. Resulta muito bem.

      Eliminar
  5. Ola!!
    Tneho exactamente este problema, e agora simplesmente esta a dormir connosco na nossa cama pois é o modo em que tanto nós como ela dormimos todos melhor... nao foi por opção, foi por falta de alteranativas :( mas tb ja pesquisei muito e MUITO e desmistifiquei esse facto (até pq falando tete-a-tete com varias maes e pais descobri que pelo menos 50% o faziam... mas é tabu e quase ninguem o admite, a nao ser quando nós proprias o dizemos :)). Seja da fase dos dentes, seja do q for, acabam por acordar mts x... Eu acho que ha-de passar com o tempo, conforme vao amadurecendo. É preciso nao esquecer que efectivamente o instinto dos bebés é ficarem (dormirem inclusive!) com os pais, isso é o natural... a sociedade, o nosso estilo de vida (pq trabalhamos etc) é que lhes impoe ficarm sozinhos no quarto... aliás, na historia da Humanidade, isso é extremamente recente - por ex, só a partir do sec.XX, o q é uma gota no oceano. Bom, mas é só para desmistificar que isto nao é o fim do mundo, e eu se a minha L. dormisse tb antes a queria no quartinho dela e na caminha dela... Mas nao a vou deixar a chorar baba e ranho por causa disso, nao me parece sensato.
    Gosto muito deste famoso pediatra que fala muito sobre este assunto:
    http://www.askdrsears.com/
    Gosto dele porque dá sempre alternativas que nao tem que ser o bebé chorar baba e ranho, podemos sempre fazer as coisas doutra forma (exceplto, claro, se o bebe se for magoar ou correr algum risco, obviamente).
    bjs e boa leitura! :)
    CR mãe da L.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      Eu também acho que não é o fim do mundo. Mas tens sempre aquelas 'vozes' ...ah e tal se o habituas agora, depois vai ser muito difícil e nunca vai dormir na cama dele e pipipipi...enfim e as vezes questiono-me se estou ou não a fazer bem. Mas é o que dizes há muita gente que o faz e não admite.

      Obrigada pela sugestão, vou ler.

      Bjs

      Eliminar
  6. Normalmente a V. dorme toda a noite na cama dela. Já sabes... ela é uma dorminhoca! Adormece na minha cama, ao meu lado, ou no sofá ao meu colo e sempre depois do leitinho! Mas também tem noites, como hoje, que acorda às 5h da manhã a chorar por isto ou aquilo e às vezes ir lá só pôr a chucha não é suficiente, tenho mesmo de levá-la para a nossa cama. Não acontece muitas vezes, mas também acontece. E não é o fim do mundo. Eu não sou muito de métodos x ou y, vou fazendo as coisas como acho melhor para ela e para mim. Na verdade vou-me deixando levar pelo meu instinto. Claro que se calhar ainda não precisei muito e por isso não recorri a estes métodos, mas acho de deves deixar o G. dormir como for melhor para vocês pais e para ele!!!

    ResponderEliminar
  7. Alô, querida BB!

    Na verdade, acho que todos os bebés querem dormir na cama dos pais. Se pensares bem, até faz um certo sentido. É lá que se sentem aconchegados e seguros e só nós, ocidentais, temos a mania de empurrar criancinhas de tenra idade para quartos sozinhos. É incómodo tê-los na nossa cama? É. Perdemos alguma intimidade? Só se deixarmos. Os bebés ficam mais inseguros? Há provas disso? Há um autor, cujo nome agora não me lembro, que defende acerrimamente aquilo que chama de co-sleeping. Bottom line: não faz mal nenhum. Eu não sou grande fã, admito. O R. - que sempre dormiu no bercinho dele até ser de manhã - começou com essa mania de vir para a nossa cama a meio da noite aos 8 meses. E se ele tem mau dormir, BB! É pés na cara, nas costas, cabeçadas durante a noite em pleno nariz, enfim... algumas noites são terríveis. Mas prefiro isso a uma luta de horas durante a noite para o obrigar a dormir na sua própria cama. Ao nível de construir um caracter mais seguro, na minha modesta opinião acho que é pior deixá-los a chorar e a temer a noite, ainda por cima nesta fase tão delicada dos terrores nocturnos. Um beijinhos e... olha, esperemos que passe :)

    ResponderEliminar
  8. Ainda sobre este assunto, dá uma espreitadela ao link

    http://www.sheknows.com/parenting/articles/950105/6-benefits-of-co-sleeping-with-your-children

    ResponderEliminar