quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Fruta: simplesmente não gosta ou é só uma mania?

A minha princesa sempre foi comilona! Adora comer. Não é esquisita e gosta de quase tudo. Devora iogurtes, queijo e fiambre. Gosta de sopa, massa e arroz. Come carne, peixe e ovo. Ervilhas e grão são as duas últimas descobertas! Enfim, comidinha marcha sempre. O problema é que agora resolveu não querer, ou não gostar, de fruta. Simplesmente não quer comer. E eu estou a entrar em desespero!
Não sei o que aconteceu, mas de repente a V. decidiu que não quer fruta nenhuma. Ela que adorava manga, pêra, uvas. No Verão comia cerejas, figos, melão e até morangos. Agora nada, literalmente nada! Já tentei voltar a passar a fruta, cortar aos pedaços grandes, pequenos, deixar inteira, já tentei de tudo e nada. Ela não come. De há umas semanas para cá, todos os dias o jantar é um filme de terror. Já tentei a técnica de uma colher de cada, misturar comida com fruta, dar primeiro a fruta, prometer um iogurte se ela comer a fruta... e nada. Ontem foi um stress. Chorava, chorava, e dizia "nãaaaoooo". Eu perguntava com muita calma: "V. queres sair da cadeira?", resposta "queres". Depois voltava à carga "Então tens de comer a fruta!"... "Nãaaooooooo" dizia a princesa a chorar. E foi assim durante vinte minutos. Ao final deste tempo eu já não aguentava mais e ela venceu a batalha. Ao início confesso que não dei grande importância porque pensei que passava, e como ela come bem não me preocupei muito, mas agora acho que tenho de me preocupar porque a fruta é muito importante na nossa alimentação. Ahhh e falta aqui referir que na escola come tudo muito bem, incluindo a fruta. Ou seja, esta implicância é uma coisa de casa... E agora??? O que é que eu faço??? Socorro... Preciso urgentemente de sugestões. 

7 comentários:

  1. E que frutas é que ela come na escola? E come de que forma?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na escola comem mais pêra, maça e banana. A professora disse-me que houve uns dias em que ela não queria, mas depois elas foram insistindo com "uma colher de cada" e agora ela come tudo. Em casa não está a resultar.
      Às vezes ela come um bocado e até lhe sabe bem... depois come tudo, mas regra geral não tem comido :=(((

      Eliminar
  2. O meu filho fez exatamente a mesma coisa. Sempre comeu tudo e mais alguma coisa, incluindo fruta, até que por volta dos 15 meses nunca mais quis nada com ela. Só passados meses, por vontade própria, é que voltou a comer fruta. Também tentei truques e ralhetes para que ele comesse a fruta... mas não vale a pena. É uma fase que irá passar.

    ResponderEliminar
  3. Eu acho que é uma fase. E se ela come na escola acho que não tens de te preocupar muito. =)

    ResponderEliminar
  4. Também acho que é uma fase e acho que não deves insistir nem dar-lhe importância. Não quer não come. Mas vais perguntando ou colocando um prato com fruta à frente. Às vezes, disfarçada, nem que seja com aqueles "Compal fruta" (manga, morango, kiwi...).

    MG

    ResponderEliminar
  5. Ola!
    Pois eu tb acho que neste momento ja está a ser uma luta de forças, ou seja, ela simplesmente nao quer ceder a insistencia da mae :) tb aconselhava a deixar passar, que ela ha-de voltar...

    ResponderEliminar
  6. Olá a todas e obrigada pelas vossas respostas! É isso mesmo acho que vou deixar de dar importância e pode ser que ela volte por si a comer a fruta (como o baby da Rute!). Ainda não experimentei o truque do "compal" mas tb já ouvi dizer que resulta ;=) Obrigada. Vou dando notícias!

    ResponderEliminar