quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Borba vs Badajoz!

Ora bem, decidimos ir passar a passagem de ano a um turismo rural a Borba. Na altura pareceu-nos uma excelente ideia, hoje, depois do frio que passámos, acho que não me apanham no interior alentejano nesta altura do ano assim...nunca mais. ( Mentira, que a minha família é de Elvas e eu adoro ir lá passar o Natal). Mas Natal é quentinho, é casa, é aconchego, é diferente, Adiante, lá fomos, chegámos, jantámos uma tasca maravilhosa e no dia a seguir, depois do pequeno-almoço, decidimos ir explorar a região... fomos a Vila Viçosa, Redondo e parámos por aí. Para além de estar o frio horrível, o vazio e o silêncio das ruas eram depressivos. Não se via ninguém, não havia nada para fazer, nenhum sítio giro e animado para ir. NA-DA. Bem sei que estava frio, mas fez-me confusão ver apenas duas velhinhas a estender a roupa, quatro ou cinco senhores à porta de um café com aspecto manhoso, um outro senhor a dormir dentro do carro ao som de música pimba e foi isso... Onde é que estava o resto da população? Mora ali mais alguém? Quem? O que fazem? Onde andam? Onde estavam? Em casa debaixo de uma manta a ver filmes? Talvez. Mas como não estávamos nessa onda, decidimos ir até Espanha e assim de repente mudámos de planeta...em Badajoz estava tanto frio ou mais, mas as ruas estavam CHEIAS.  As 'bodegas', como eles chamam, estavam a abarrotar, nos parques as crianças faziam fila para andarem nos baloiços, as pessoas estavam divertidas, havia vida, diversão, animação. Nós adorámos e os babies também, andaram de carrossel, de escorrega, correram, riram, nós comemos calamares e outros petiscos espanhóis. Confesso que prefiro as nossas farinheiras, queijos e saladas de polvo aos bocadillos e tapas, mas ir a Badajoz foi sem dúvida a melhor opção para passar o dia. Não consigo compreender a diferença abismal entre cidades tão próximas. Fez-me confusão o nosso Alentejo. Achei assustador. E não, não acho que todas as cidades têm de ser frenéticas, com pessoas a correr a mil à hora. E sim, eu até gosto da calma alentejana,  mas o que vi naquelas ruas não é calma, é esquecimento, abandono, solidão. Deu-me pena. Acabámos a noite, a passar o ano no Turismo rural, com um grupo de 15 russos que vieram de Moscovo de propósito para Borba e eu fiquei a pensar...como é que é possível? Como é que eles vieram aqui parar? Mas ainda bem, ainda bem que o nosso Alentejo ainda tem capacidade de atrair pessoas, nem que sejam os estrangeiros.

PS: Bom 2013 para todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário