sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Ser mãe de dois: o caos

Toda a gente me tinha avisado: "Olha que dois não tem nada a ver com um, é muito mais difícil". E eu sempre achei que era exagero. Que afinal, o que se faz com um se faz com dois. Mas hoje tive a primeira prova de que não é nada disso. Sobretudo quando se está sozinha com os dois: é VER-DA-DEI-RA-MEN-TE O CA-OS!

A sério, hoje se não fosse o sling e a Bimby eu teria dado em doida, sentado no sofá e começado a chorar de impotência. Entre levar a Camila ao pediatra, dar-lhe colo porque está super constipada e não quer berço nem por nada, fazer jantar, dar banhos, desgravar uma entrevista e deixar a casa toda arrumada por duas vezes não deu tempo nem para respirar. E houve momentos em que achei que não era mesmo capaz.

Com todo o stress quem sofreu mais foi o R., porque a minha falta de paciência atingiu o limite e qualquer passo em falso da parte dele levou a minha intolerância ao fim da linha. Ouviu gritar, ralhar e amuou. Mas no fim ainda teve direito a história na cama, leitinho e adormeceu como sempre com um "boa noite meu príncipe", ao que ele responde: "boa noite minha rainha".

Eles são mesmo a melhor coisa do mundo, mas a sério que isto não é fácil com dois. Ela teve uma noite péssima. Está super entupida e não conseguiu dormir nada de jeito. Eu, por acréscimo, nada dormi, porque passei a noite a ouvi-la na cama numa luta para conseguir respirar com aquela expectoração toda a obstrui-la. Como era dia de consulta do mês, relaxei e esperei pelo diagnóstico do pediatra.

A manhã passou-se entre dar-lhe colo para ver se dormia melhor e descansava e arrancar a transcrição de uma entrevista que chegou por essa hora (há que aproveitar uns trabalhos extra mesmo em tempo de licença). Dar de mamar, vesti-la, fazer camas, arrumar brinquedos, apanhar roupa e almoçar fizeram avançar o relógio rapidamente para as 15h, Hora de ir para o pediatra.

Diagnóstico: super obstruída, mas tudo cá em cima no nariz. Os brônquios estão limpinhos, o que me deixa muito mais descansada. Ainda assim veio com receita para comprar um aspirador nasal, meter muito soro e ainda passar nos aerossóis também com soro. Escusado será dizer que o almoço com as mommies amanhã ficou sem efeito, porque a princesa está com ordens para não sair de casa.

Passei na minha sogra, deixei-a para ir à farmácia num instante e depois trouxe os dois para casa. Tinha que acabar a entrevista e pensei que ia conseguir depois de lhe dar de mamar e meter o R. a ver os 101 Dálmatas. Erro!!! Ele tentou chamar a atenção, falou, ouviu ralhar por não me deixar concentrar. Ela obrigou-me a fazer tudo com ela ao colo.

À hora do jantar, só consegui porque acabei por metê-la no sling e enfiar tudo para dentro da Bimby. Quando tinha a almofada de legumes no forno consegui dar banho ao R. E se achava que era impossível dar-lhe banho com ela no sling, acabei por descobrir que no desespero tudo se faz.

Jantados, R. a dormir depois de uma história e princesa no berço meio a resmungar, arrumei a cozinha, novamente os brinquedos da sala e vim-me meter na cama a respirar e a teclar as minhas frustrações aqui para vocês,

A vida podia ser mais fácil com dois? Podia, mas não seria a mesma coisa.

P.S. Todos estes "problemas" e stresses perdem qualquer tipo de importância quando no fim do dia ouvimos uma amiga de 30 anos que foi ontem operada a um cancro no cólo do útero dizer que está a ser muito difícil e que tem muitas dores. Isso sim é um grande problema. Mas ela é forte e vai conseguir superar. Força minha querida!

Sem comentários:

Enviar um comentário