terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Ele...



Ele às vezes preocupa-me. Ele, às vezes, isola-se ou fica isolado. Não connosco, não com a família próxima, não quando está com um amigo...mas quando está com vários meninos. Basta dois. Se tem brinquedos novos ou dos outros, a primeira coisa que faz é ver e brincar com eles. Mesmo que os meninos estejam a brincar juntos, ele fica, primeiro, a mexer nos carros, camiões e os aviões. Ele sempre se entreteve muito sozinho...mas depois quando quer entrar na brincadeira, às vezes, já não consegue. Acho que ele não fica triste, ele diz na mesma que gosta de ir brincar com X ou Y e na verdade ele brinca e continua na dele a brincar. Mas sozinho.  E isso dá-me um aperto no coração, uma vontade de ir lá buscá-lo e abraçá-lo...dizer para ele ir brincar, para brincarem com ele. É estúpido, se calhar é...porque ele é uma criança alegre e feliz, que vai para o parque, que brinca e sim. mete-se com os outros meninos, troca brinquedos, mas, sim, acho nem sempre consegue manter uma brincadeira. O facto de ele não falar bem pode ser um motivo. Nem sempre é fácil perceber o que ele diz. Na escola a educadora diz que ele está bem e não há problema nenhum. O maridão também desconsidera, diz que ele próprio era assim, tinha um ou dois amigos e estava na boa. Eu, não, sempre fui de muita gente de muitas brincadeiras. Sempre fui mais sociável. Ele é diferente,,,em pequeno não sorria facilmente, escondia-se atrás de nós e batia-nos quando estranhos queriam falar com ele. Hoje já foge menos, mas é preciso conquistá-lo para ele dar confiança a qualquer desconhecido, adulto. Na verdade,  não é um drama,  Se calhar, estou a apegar-me a  um ou dois episódios recentes e se pensar para trás ele já esteve bem a brincar com vários desconhecidos.  Na verdade, não é nada de grave, Pelo menos, por agora. Mas, não vou mentir, quando acontece deixa-me triste, vê-lo sozinho enquanto os outros brincam. 

2 comentários:

  1. Acho natural a tua preocupação. Mas é como diz o teu marido: nem todas as crianças são sociáveis como tu:) e ele interage super bem com os outros. Claro que as crianças podem ser cruéis e o facto de ele não se exprimir tão bem, pode dificultar. Mas isso passa, só tens que lhe dar tempo.

    ResponderEliminar
  2. tem calma prima nem todas as crianças tem de ser muito sociáveis, todos tem a sua própria personalidade.Vais ver que com o tempo ele vais mostrar te que está tudo bem com ele e que ter só 2 ou 3 amigos não faz de nós" aves raras".

    ResponderEliminar