quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Luto pela liberdade

Há muitos anos li um livro (que não recordo o nome) que dizia que a próxima grande guerra das civilizações, mas com base na religião. Hoje não tenho dúvidas de que essa guerra já começou e que, por muito que custe, leva já com vantagem aqueles que acreditam num mundo diferente do meu. Um mundo em que só há fundamentalismo , em que quem não pensa igual deve morrer, em que as mulheres são seres inferiores e sem direitos. No fundo, um mundo sem liberdade. Como dizia um amigo: o Islão são eles e estão ao nível da Inquisição para a Igreja Católica. 

O que aconteceu hoje em França aos jornalistas do Charlie Hebdo foi mais que  um ataque cobarde. Foi a prova de que estamos a perder este combate dentro do nosso próprio território. Perdemo-lo ainda mais quando não percebemos que isto não é um problema dos outros. É algo que vamos continuar todos a sofrer na pele e que devagarinho, ou nem tanto, nos começa a cercar até sufocar. 

Quanto mais lutarmos pela liberdade, pela democracia, pelos valores em que acreditamos, mais fortes seremos. Mas não podemos ceder e, secalhar, temos também que perder alguma tolerância. Porque do outro lado ela é zero! E eu não quero tolerar um mundo sem liberdade!


Sem comentários:

Enviar um comentário