quinta-feira, 11 de abril de 2013

Consulta de desenvolvimento...

Ora bem, baby G. não diz nada. É um facto, tem 19 meses e não fala. Na consulta dos 18 meses falei com a pediatra e ela não valorizou, disse para o incentivarmos como vos contei  ... No entanto, esta semana fomos à médica de família e ela não achou nada bem ele não dizer nada para além de dá-dá-dá. E disse que se aos 20 meses ele continuasse assim, que ia marcar uma consulta de desenvolvimento. Ficamos um bocado apreensivos entre: não estará ela a exagerar? Afinal, como ouvimos tantas vezes, cada criança tem o seu ritmo... Ou terá ele algum problema e, assim sendo, como ela disse, quanto mais cedo for diagnosticado melhor.  Ele percebe tudo, faz-se entender, quando nós fingimos que não percebemos (ultimamente temos feito muito isso) ele fica bastante irritado e  pega-nos na mão e leva-nos exactamente ao sítio ou àquilo que quer, mas isso não inibe que realmente ele possa ter algum problema com a fala. Eu, até agora, optei por desvalorizar e achar que mais cedo ou mais tarde ele ia falar, mas depois desta consulta fiquei na dúvida...O que é que vocês acham? Que devemos levá-lo à consulta?Que devemos esperar? Conhecem muitas crianças que aos 19 meses não dizem nada?

3 comentários:

  1. Pessoalmente nunca me deparei com esse problema. Mas sinceramente acho que deves levá-lo a essa consulta de desenvolvimento. Porque não? na melhor das hipóteses descansas a cabeça se te disserem que ele não fala porque simplesmente nao está para isso; ou então dizem-te o problema e tentam resolver (e sim, qto mais cedo melhor). Se não o levares à consulta nao achas que vais estar sempre a pensar se o devias ter levado? :)
    Vais ver que está tudo bem :) ele está é ainda preguiçoso porque se calhar vocês entendem bem a linguagem dele e ele não tem de se esforçar para se explicar melhor. Qualquer dia descobrem que afinal o G. é uma gralha quando desatar a falar pelos cotovelos :)
    bjs grandes

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que fazes bem em desvalorizar e acho que de facto cada bebé tem o seu ritmo e ainda nãoé tarde. Mas concordo com a Mocha. O que é que tens a perder indo à consulta? Na melhor das hipóteses, descansas.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  3. Eu também acho que não se perde nada em ires à consulta, visto que te é colocada a oportunidade. Mas honestamente, não acho que haja nada de "errado" com o G.. São ritmos, sim; são as crianças que são todas diferentes.
    Por acaso, conheço vários casos semelhantes: a minha irmã cumpriu o velho ditado e foi "ao ano andante e aos dois falante", já andava a minha avó com promessas à Santa Rita... Um miúdo que está com o meu filho na minha sogra, até depois dos 2 anos, não dizia nada perceptível; em apenas alguns meses, já eu entro lá em casa e ele "Oh menina, olha o Gangnam Style!" (Ok, inglês ainda não fala bem :P)
    O meu próprio M., com quase 18 meses, fala pelos cotovelos um árabe fluente, não se percebe nadinha de nada. Excepto uma ou outra palavra: "caum" (cão), "paum" (pão), papa, popó, mã, "main" (mãe), "qué". Mas é só, e só mesmo, se e quando lhe apetece.
    E até ver não estou nada preocupada. Ele já chegou a dizer outras coisitas assim isoladas, que hoje em dia não diz (oá, "quié?" (quem é?), etc). Na consulta dos 18m, a pedi perguntou e eu disse que poucas palavras se entendiam, e ela disse que se ele nos ouve e percebe, não há razão para alarme ;)
    Beijinho

    ResponderEliminar