segunda-feira, 1 de abril de 2013

Peregrinação a Fátima

Já está! Missão cumprida! Muitas dores nos músculos todos, até aqueles que nem sabia que tinha:( Muita chuva, muito frio, muitas horas em que pensei que não ia aguentar, outras em que achei que tinha que desistir... mas consegui!!!! Três dias, mais de 130km e mais de 30 horas a caminhar. No final, lá entrei no Santuário de Fátima molhada até aos ossos, mas com a sensação de que superei uma prova muito dura.

Por muito que me tenham dito que custava, que era um grande sacrifício, nada me preparou para o difícil que aquilo é. No primeiro dia percorremos 66 km entre uma terra perto de Torres Vedras, que se chama Escaravilheira, e Caldas da Rainha. Foi o mais difícil para mim. A meio do caminho, quando chegámos para almoçar no Bombarral, achei que não aguentava dar nem mais um passo... mas depois de um Voltaren e de vestir roupa seca, ganhei novo ânimo e lá fui. Incrivelmente, bolhas nos pés foi coisa que não me incomodou, acho que foi mesmo uma sorte.

Passámos por sítios muito bonitos, apanhámos gente muito simpática, mas também andámos muitas horas em vias rápidas com medo dos carros, a levar molhas constantes... sim, porque apesar da peregrinação, o São Pedro esteve a toda a hora a dificultar a tarefa...

No final, posso dizer que venho com o coração cheio. Com a certeza de que no mundo existe mesmo gente com muito bom coração, com um espírito de solidariedade incrível. Que se sacrifica em prol dos outros. Que não se importa de ficar com mais dores, caminhar mais horas, só para não deixar ninguém para trás e ajudar aqueles que vêm num sofrimento atroz...

O que mais me impressionou? O pai que ia com uma promessa pelo filho bebé a quem foi diagnosticada há pouco tempo uma doença genética que o impede de andar:( Aquele pai foi numa tortura o caminho todo, muitos kms a caminhar já sobre os braços de alguém dado o estado em que tinha os pés. Mas não desistiu e chegou ao santuário na frente do pelotão! É naquela hora que pensamos: "se existe de facto uma força divina, não pode estar a dormir perante este pedido!" E esperamos com todas as forças que aquela criança se cure!

Não fui com promessa e hoje penso que voltar a passar pelo mesmo, só mesmo se tiver um motivo muito, muito forte que me obrigue a fazer e cumprir uma. Mas é uma experiência enriquecedora. E agora que terminou, sinto-me orgulhosa de mim mesma!

4 comentários:

  1. Boa! Um dia também gostava de fazer essa aventura :) Eis uma experiência que nunca vais esquecer :)

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Mom Butterfly :=) Parabéns pela coragem e força de vontade!
    Realmente admiro muito as pessoas que passam por esta experiência.

    ResponderEliminar
  3. Eu gostava imenso de ir à Fátima a pé. Conto contigo para uma nova aventura, boa ? =))) Agora já tens experiência =)

    ResponderEliminar
  4. Acompanhei no Facebook e fico muito contente pelo que levaste para a tua vida e experiência. Quem sabe um dia...

    Beijinhos
    MG

    ResponderEliminar