sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Emigrar

Parece que está na moda. Todos querem fugir deste país em crise à beira do colapso e prestes a reduzir ainda mais os salários à malta que trabalha. Eu conheço umas quantas pessoas que já foram embora: familiares, próximos e afastados, amigos e conhecidos. Brasil, Dubai, Inglaterra, Angola e China são alguns dos destinos mais procurados. Todos vão em busca de melhores condições de vida e acima de tudo de oportunidades que não encontraram em Portugal. Quase todos os que conheço têm ficado por lá e não pensam voltar, pelo menos tão cedo. Dizem maravilhas do país onde estão e vivem felizes com o que alcançaram lá fora. Também conheço casos de quem tentou voltar mas não conseguiu. Afinal o nível de vida que se pode atingir noutros países europeus não é fácil de construir em Portugal, pelo menos no meio desta crise maluca.
Mas há o reverso da medalha, afinal nesta vida nem tudo são rosas. O preço a pagar é alto, por vezes muito alto. Estar longe da família, dos amigos, dos locais onde crescemos, dos nossos costumes, tradições e formas de vida não deve ser NADA fácil. E quanto mais longe estamos pior! Sim, porque ir para um país europeu não é o mesmo que mudar de continente. A minha prima está a viver na China com o marido e só pode cá vir uma vez por ano. Foram no ano passado, em Setembro, estiveram cá agora em Agosto, e vão hoje embora. Só voltamos a vê-los no verão de 2014!!! Aiiiiii só de pensar custa. Hoje é um dia triste para todos: para nós que ficamos a morrer de saudades e para eles que partem em busca dos seus objectivos mas que são forçados a abdicar da família e da terra natal. Eles estão felizes, mas vão desabafando... "Lá é tudo diferente"... O clima acho que é horrível. Chove imenso e no Inverno as temperaturas descem brutalmente, tipo -18 graus. A língua é super difícil ( mas eles até já falam bem chinês! ) e depois toda a cultura, desde a alimentação à forma de estar e de se relacionarem. Mudanças drásticas para um casal em início de vida. De qualquer forma, para eles o futuro próximo passa por lá e por isso, hoje, mais uma vez, viajam de malas e bagagens para o outro lado do mundo. Passamos a falar via Skype e mais nada. Qual facebook... lá não é permitido :( .
Às vezes dou por mim a pensar se valerá mesmo a pena? Deixar a família, os amigos, o país, pegar nas trouxas e mudar de vida. Uhmm... tenho dúvidas. Acreditam que o meu My Love já ponderou emigrar? De vez em quando vem com esta conversa: Se arranjássemos uma boa oportunidade no Brasil ou no Dubai... É doido! To be honest... acho que prefiro continuar por cá!

Sem comentários:

Enviar um comentário