sexta-feira, 2 de maio de 2014

Postar fotos dos filhos dos outros - ERRO!

Ando há imenso tempo para escrever isto, mas acabo por pesar prós e contras, gente que pode ficar ofendida e acabo por me retrair. Mas esta semana ouvi uma história que me voltou a fazer soar o alerta e, portanto, cá vai.

É preciso que as pessoas percebam que não é uma coisa cool, nem simpática, nem de amigo, postar nos seus próprios murais das redes sociais fotos dos filhos de outros. Por dois motivos: porque estão, mesmo sem intenção, a expor ao vosso grupo de amigos (que na maioria dos casos não conhece a criança ou os pais) o filho de outra pessoa e segundo, porque ninguém tem o direito de, sem autorização, expor numa rede social a privacidade de outra, muito menos se for uma criança.

Conheço vários tipos de comportamentos em relação à imagem dos filhos. Há os pais que gostam de colocar todas as fotos e mais algumas e não têm qualquer problema com isso (é uma opção que não critico), há aqueles que moderam essa exposição, tentam "controlar" na medida do possível quem são os amigos que conseguem ver essas fotografias, procuram não publicar fotos totalmente explícitas das crianças para moderar essa exposição (um grupo no qual tento me incluir) e aqueles pais que NUNCA colocam fotografias dos filhos nas redes sociais, por opção, porque têm receio, seja lá porque for.

Em nenhum destes casos, acho que outra pessoa tenha o direito de postar fotos das crianças de outros. Mas no último caso, é ainda mais grave quando isso acontece. Pais que tomaram a opção de NUNCA dar a conhecer a imagem dos seus filhos nas redes sociais serem, de repente, surpreendidos por uma fotografia do filho no mural de outra pessoa. Isto é invasão de privacidade e uma atitude condenável, na minha opinião.

Façam um favor a vocês próprios e aos filhos daqueles de quem gostam e tenham o cuidado de só postar fotos de filhos alheios se tiverem para isso pedido autorização aos pais.

1 comentário:

  1. Apoiado! Cada um escolhe levar para a rede social o que quer da sua vida privada e não pode nunca tocar na vida privada alheia, sobretudo no que diz respeito a crianças.

    MG

    ResponderEliminar