quinta-feira, 7 de março de 2013

Uma história por dia!

Nas últimas semanas temos um novo ritual lá em casa: ler uma história antes de dormir. Ora, aquilo que começou por ser uma excelente ideia, de repente transformou-se num pesadelo! Passo a explicar... 
No outro dia decidi ler uma história à V. quando já estava na cama a adormecê-la. Ela adorou! Ouviu com muita atenção, foi identificando nos desenhos do livro o que eu lhe ia lendo e no final bebeu o seu leitinho e ficou a dormir. Fantástico. Só que de dia para dia ela quer mais e mais "atórias"! Eu acabo de ler e ela quer começar tudo de novo. Uma, duas, três e quatro vezes se for preciso. Já lhe expliquei por A mais B que é uma história por dia, mas a princesa não entende e quando fecho o livro ela desata aos gritos a chorar desalmadamente!!! A chorar à séria. Ontem fomos para a cama às 22.30h (novo horário :=) ) e com a treta da história eram 23.30 e nada de dormir. E agora??? Ou acabo com as histórias ou alguém me arranja uma forma de lhe explicar que depois de ler é para dormir!!! Help me. 

P.S.: Ando a ler-lhe os livros da Colecção Primeiros Passos na Leitura, da Salvat (post antigo aqui). Um livro, uma letra. A V. adora porque tem muitos desenhos ao longo da história e no final tem objectos para ela identificar. Por exemplo, no livro M de Marta, tem o mar, uma mota, no C de Catarina um camião, umas calças, um computador, etc...


2 comentários:

  1. O pediatra Mário Cordeiro aconselha a não ceder no pedido de mais histórias. Deve haver um contrato à partida. E a verdade é que eles percebem o contrato, mesmo que o queiram quebrar.

    Sempre apliquei a regra do "contrato" lá em casa. Nem sempre resulta, mas o meu filho vai-se habituando à ideia de cumprir o que promete.

    Bjs
    MG

    ResponderEliminar
  2. Não devemos ceder, embora no principio fiquem tão entusiasmados que querem sempre mais uma história. No meu caso, digo sempre: "Mais uma história, não. Mas se quiseres, podes escolher a história que queres para amanhã". E o meu filho escolhe, fica todo contente e vai muito calmo para a cama dormir.

    ResponderEliminar