terça-feira, 18 de junho de 2013

O Colégio...

Ontem foi dia de inscrever o G. no colégio. Não tinha pensado inscrevê-lo já, sempre pensei aos 3 anos, mas com esta new baby achámos melhor. Temos ouvido de tudo, que é melhor para ele, que se vai desenvolver mais, que vai falar (ele ainda não fala) que vai ter regras, ser mais independente, enfim, uma maravilha . Também temos ouvido a outra teoria, que vai apanhar todas as doenças, que vai uma semana à escola e fica três em casa. Confesso que tenho tentado não valorizar muito esta parte. Não quero fazer do colégio um bicho papão porque não é.  Decidimos, achámos que era o melhor para ele para ele, para nós e para a new baby e fomos sem dramas, sem stressar muito. Ele foi connosco...queríamos ver como ia reagir ao espaço, aos meninos e ao ambiente.
Enquanto o maridão fez a inscrição eu fui com ele dar a volta ao colégio, no ginásio encontramos uns meninos mais velhos e achei engraçado que o G. foi mostrar o carro da polícia que levava na mão para os meninos brincarem com ele. Quando eles foram embora, ele não quis sair dali,  andou no escorrega, entrou e saiu das casinhas e ainda andou de triciclo. Depois fomos à sala dos dois anos, a que para o ano vai ser a dele. Quando entrei pensei: quando ele vir aqueles meninos todos vai dar meia volta. Mas não, assim que entrou foi logo buscar os brinquedos que estavam por ali espalhados. Encontrou logo um comboio e ficou entusiasmo. Andou por ali, sem me ligar nenhuma e só veio ter comigo para fazer queixinhas, queria o comboio de um menino, que não lho queria dar. Lá lhe expliquei que tinha de pedir ao menino e ele lá foi ter com ele e pôs-se 'dá, dá, dá'. o outro, era um Sebastião, (era mais velho, já não vão ser coleguinhas do G. porque para o ano estes meninos vão para a sala dos 3) olhou para ele, não lhe ligou nenhuma e não lhe deu o comboio. O G. veio ter comigo outra vez e lá lhe disse que se o menino não queria o emprestar o comboio, paciência, tinha de arranjar outro brinquedo. Ele não se deu por vencido e lá foi ter com ele outra vez: primeiro tentou tirar à força. Sem resultado. Depois, foi buscar o comboio que ele estava a brincar e tentou uma espécie de troca. Também não surtiu efeito. Entretanto lá se esqueceu e foi brincar com outras coisas. Eu fiquei a vê-lo e lá um caiu uma lágrimita, vá duas, três...agora posso sempre dizer que são as hormonas de grávida, mas a verdade é que eu sou de lágrima fácil, grávida ou não. E às vezes isso irrita-me muito. Não queria nada chorar, afinal ele estava bem, não havia razão nenhuma. Fui lá abaixo preencher o que faltava da inscrição e ele nem deu pela  minha falta =). Cheguei a tempo de o ver finalmente ir buscar o comboio que ele tanto queria, o Sebastião já o tinha largado, mas assim que viu o G. com ele foi lá tirar-lho. Apeteceu-me dizer-lhe 'opá, deixa-o lá brincar um bocadinho', mas não, controlei-me, e eles lá se entenderam.  Quando chegou a hora de vir embora, não queria vir. Abanava as mãos e continuava a  brincar. à quarta vez, assim que lhe disse vamos: deu-me a mão e disse adeus à educadora e aos meninos. E pronto, a primeira experiência até foi boa, vamos lá ver em Setembro. Aqui ficam as primeiras fotos:






3 comentários:

  1. Até se portou muito bem... não parece haver motivo para preocupação:)

    ResponderEliminar
  2. Tão giro!!! Baby G. a brincar na escolinha :)
    Ele vai adorar! E tu também!
    Como sabes a experiência que tenho com a V. é altamente positiva. A princesa ADORA a escola, a professora, os amigos, tudo! E para nós pais também é bom acompanhar estas experiências.
    Mas os primeiros dias custam um bocadinho...

    ResponderEliminar
  3. Acho que o teu filho vai adorar ir à escola :) O meu está na escola desde os 6 meses (porque não tinha outra hipótese, se nao só tinha entrado com 1 ano, 1 ano e meio) e devo dizer que tenho achado muito benéfico para ele. Brincar com outros miúdos faz-lhes muito bem. Aceitar as regras de outras pessoas também, fazer coisas em grupo com iudos da idade dele :) Fazem parte os desentendimentos com os amigos, mas depois (a maioria das vezes) é só abraços e beijinhos entre eles, parvoíces, imitam-se uns aos outros, etc. É muito giro! O que ouviste é certo. Por um lado na escola eles desenvolvem-se imenso (repara que TODOS os dias têm actividades feitas para eles, por pessoas preparadas para isso)e por outro apanham todas as doenças e mais algumas. Mas é assim que é, e não é por aí que vem mal ao mundo (à parte das noites mal dormidas com eles doentes ou de ter de faltar ao trabalho). Vais ver que é uma boa decisão :)

    ResponderEliminar