segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Sem palavras...

Foi assim que fiquei quando ouvi a notícia do massacre de Newton, em que um louco entrou numa escola primária e atirou indiscriminadamente sobre crianças e professores. Fiquei emocionada, fiquei com um nó na garganta, fiquei com um sentimento que não consigo descrever. Uma angústia que é maior quando temos filhos pequenos. Quando pensamos que aquilo nos podia acontecer a nós. Quando pensamos que não os conseguimos proteger de nada, por muito que acreditemos que sim. E que isso é o mais assustador de tudo.

Não consigo imaginar a dor daqueles pais, não consigo imaginar a dor e o susto daquelas crianças, as que foram e as que sobreviveram. Não consigo imaginar o pânico daqueles professores. Não consigo imaginar o que sentiu aquela professora que escondeu 17 crianças e enfrentou o assassino, salvando-as, mas morrendo ela. Penso que se um dia aquilo me acontecesse, queria que o meu filho tivesse aquela professora na sala. Não consigo imaginar como é que o pai de uma das crianças mortas consegue enviar condolências à família de quem lhe tirou a filha para sempre. Sei que devia conseguir, sei que a isso se chama compaixão, sei que esse é o perdão que nos ensinam que devemos dar a todos, mas eu não consigo...

E mais do que tudo, não consigo imaginar o que passa pela cabeça de um miúdo para fazer uma barbaridade destas. Que mundo é este? Que gente é esta? E que país é aquele em que volta e meia coisas destas acontecem? Não são eles os mais civilizados do mundo, não são eles o exemplo da modernidade, da liberdade... Como é que depois de todos os massacres destes género que têm tido, não conseguem ser unânimes na mudança de uma lei que permite a crianças de 16 anos comprar uma arma? "Não podemos tolerar mais episódios como este", disse Barack Obama... o pior é que têm vindo a tolerar e isso é inaceitável, porque nada foi feito para os impedir.




Sem comentários:

Enviar um comentário