sábado, 8 de setembro de 2012

Em choque!

Sério, pela primeira vez estou verdadeiramente preocupada. O anúncio feito ontem pelo primeiro-ministro deu-me a volta ao estômago, deixou-me com um nó daqueles gigantescos e com um sentimento de desilusão e revolta como nunca me aconteceu. É escandaloso!!! Tirar a toda a gente que trabalha, ganhe 1000 ou 10000, a mesma fatia mensal é de uma falta de noção da realidade que faz tremer. Onde é que vamos parar?!!! Qualquer dia, aqueles que trabalham por conta de outros, ou mesmo os que têm os seus próprios negócios pequenos, não vão ter o que comer. Estamos condenados a ser uma geração de sobreviventes, daqueles que contam os tostões ao fim de cada mês, sem esperança, sem oportunidade de fazer mais do que trabalhar e dormir e sem perspectivas de que o futuro seja melhor. Será que é retirando rendimentos que a economia vai dar a volta por cima? E o consumo? Quem é que se vai ter dinheiro para comprar o que quer que seja? Como é que as empresas vão sobreviver sem clientes? Como é que o Estado pensa arrecadar dinheiro se ninguém consumir, ninguém investir, ninguém olhar para fora das necessidades básicas? E mesmo nessas, vai haver muita gente que não as vai conseguir satisfazer. Ontem ouvi muitos amigos preocupados com o futuro, na expectativa de chegarem a Janeiro e não terem dinheiro ao fim do  mês para mais do que pagar a prestação da casa e dar de comer aos filhos. E mesmo para isso, veremos se chega! Quando é que isto vai parar? E quando é que o Governo e todos aqueles que lá estão há anos e anos a fio, percebem que assim não vamos lá?! Tenho sido sempre das que ouvia as medidas e pensava: "ok, é para ver se nos endireitamos e se voltamos a ter contas em ordem, portanto, vale a pena o esforço". Mas porra, o esforço não pára de aumentar e os problemas continuam os mesmos. OS números das execuções orçamentais e dos défices e dos raios-que-os-partam continuam a ser uma vergonha. A despesa do Estado com tachos e apêndices de tachos mantém-se intocável. Estou revoltada, a sério que estou. Equidade?!!! Qual equidade? Equidade é tirar 7% do salário a quem ganha 600 euros e tirar os mesmos 7% a quem ganha 20000? Bonito....
O Governo conseguiu a proeza de compensar os  dois mil milhões que perdeu com o veto do Tribunal Constitucional mantendo exactamente o mesmo corte de dois subsídios à função pública e reformados e pensionista e ainda ir buscar mais 7% ao privado. É de génio, não há dúvida. Temos que aplaudir o senhor Gaspar, este coelho que tirou da cartola é de mestre!!! E o CDS, onde anda? Ah, ok, não são impostos, são taxas! E o PS e o BE, contentes com a equidade que se consegue graças ao pedido que fizeram ao TC?    Sabem o que vos digo: vou emigrar, mas para a Lua, porque parece-me que ao menos lá estou a salvo da alucinação!

1 comentário:

  1. Não podia estar mais de acordo. Eu fiquei branca e gélida quando o D. começa a disparar as medidas no pequeno almoço de sábado. Nem queria acreditar...
    E agora vamos ver o que vai dizer hoje o nosso ministro das finanças...

    ResponderEliminar