segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Células Estaminais...

Para mim esse assunto é sempre um nó na garganta.. No inicio da gravidez do Guilherme, estava decida a fazer,  é um seguro de vida para o bebé, quero lá saber do dinheiro, espero (mesmo) que nunca sirva para nada...e só me faltava mesmo escolher a empresa. 
Num almoço com a May Mom no Gordinni, ela de trinta e tal semanas e eu ainda para aí de 16, ela falou-me do banco público, eu nunca tinha ouvido falar, mas como na altura ainda faltava muito não pensei sobre o assunto. Mais à frente e depois de algumas pesquisas, achei que fazia todo o sentido e decidi contactá-los. Descobri depois de algumas conversa e troca de documentação que, como tenho um problema de tiróide, eles não aceitam as minhas células... fiquei tão triste e tão perdida... sem saber o que fazer. Por um lado sempre quis fazer e já estava mentalizada para as empresas privadas, mas este novo factor 'clinico' pôs-me a pensar: se as minhas células não dão para o público porque dão para o privado, porque eu pago?? Será que servem mesmo para alguma coisa? E o problema é que não há uma resposta do gênero sim ou não, certo ou errado. As opiniões estão longe de ser unânimes, uns médicos dizem que sim, outros que não, outros assim assim e uma pessoa fica baralhada
Enfim, abreviando a história, depois de algumas pesquisas e conversas com o obstetra acabei por não fazer...mas confesso que às vezes penso se não deveria ter feito e agora com as semanas a passarem, esse assunto voltou a 'atormentar' os meus pensamento estou novamente na dúvida: fazer ou não fazer?
Como foi a vossa experiência? Fizeram? Por onde? O que acham? 

1 comentário:

  1. No meu caso, como contas no teu post, eu doei as células ao banco público.
    Mas não foi a primeira opção.
    Eu tinha decido desde o início da gravidez que ia fazer a criopreservação no privado e por isso tratei logo de tudo, pedi o kit e até paguei a valor inicial.
    Quando às 35 semanas levo os papeis para a obstetra assinar, tudo mudou. Ela fez uma cara de desacordo e comentou kk do tipo "vcs é que sabem mas acho que isto não faz muito sentido." Ela defende que devemos doar ao banco público porque mais depressa preciso das células de outra pessoa do que da própria, e isso está provado cientificamente. Conclusão: contactei o banco público e tratei de tudo mesmo em cima da hora. A parte melhor é que os senhores do privado foram uns queridos e devolveram-me o dinheiro que já tinha pago. Eu disse que por motivos pessoais já não ia fazer e eles aceitaram.
    Acho que deves falar isso com o teu obstetra, para cada uma de nós a opinião deles é sempre muito importante.

    ResponderEliminar