quinta-feira, 19 de setembro de 2013

O G. também está doentinho!

Depois de mais uma noite daquelas e de um dia de choro e muita resmunguice - nunca tinha visto o G. assim, tive de vir para casa à hora de almoço - decidimos ir ao fim da tarde à pediatra: Otite e uma pequena infecção urinária...que maravilha. Saímos de lá com indicação para tomar antibiótico, ben-u-ron, uma pomada para a pilinha e gotas para o nariz. E pronto aqui começa o pânico. Cheguei a casa misturei  o antibiótoco num pouquinho de leite (a médica disse que não podia ser muito), ele sentiu, recusou-se a beber. Adoptámos a estratégia da frontalidade: tens dói-dói precisas do xarope para passar, tens de beber...e o que se seguiu não foi bonito de se ver, só para terem uma ideia  meteu colher no chão, atibiótico na roupa e muito cuspo. Então, decidi, aproveitar que ele estava com fome e já não ia jantar para misturar na cerelac...resultado: ele vomitou a papa. E a pergunta de um milhão de dólares é: COMO É QUE EU DOU O ANTIBIÒTICO A ESTA CRIANÇA????? Como é que ele vai ficar bom se não o tomar? O Ben-u-ron já nem tentei e apesar de ela ter dito que era menos eficaz, meti-lhe um supositório e quatro lágrimas depois já nem se lembrava...Com a pomada para a pilinha foi outro filme, não me deixou tocar e a neo-sinefrina já nem tive coragem de experimentar..acho que estamos todos muitos cansados. Amanhã é outro dia... e supostamente ele tem de tomar o antibiótico ao pequeno-almoço. Alguém que me ajude...o que é que eu faço? Como lhe dou?  Não há alternativa? Eu ainda perguntei de havia supositório, mas a médica disse que não....E AGORA? HELP ME!!!!

5 comentários:

  1. Ele nunca tomou xarope antes? Sempre fez fita? O começo de ontem torna mais difícil os dias seguintes, mas o descanso é amigo - sobretudo, da mãe, que esta manhã deverá conversar com ele e dar o antibiótico ao natural. É melhor do que misturado, digo eu...

    O antibiótico dá-se na colher ou com seringa?

    Talvez inventar uma história e/ou uma maneira de ele beber os xaropes de modo mais divertido e descontraído/distraído.

    Tudo a correr pelo melhor!
    MG

    ResponderEliminar
  2. Lembrei-me duma coisa! Diz-lhe que a V. também toma e que já está boa, sem dores :=) Pode ser que resulte :=)Ou o Noddy e o Rucca, bem estes de certeza que já tentaste...
    É uma situação complicada, mas o melhor era mesmo ele tomar ao natural com colher ou seringa, digo eu.
    Se continuar sem tomar liga para a médica, é a melhor pessoa para te ajudar!
    As melhoras do meu pequenino...
    A madrinha.

    ResponderEliminar
  3. Olá! Espero que esteja tudo a correr melhor...

    Nestas coisas, há que experimentar todas as maneiras possíveis, e todas elas são boas, nenhuma é de descartar. Também tem um pouco a ver com a personalidade deles.

    O meu filhote é difícil para tomar medicação, puxa sempre o vómito (especialmente se o xarope tiver uma consistência mais viscosa) mas este Verão esteve doente e precisou de paracetamol (primeiro), Nurofen (depois), e por fim antibiótico. Tudo isto via xarope. Foi um terror de início, mas lá percebi as melhores maneiras de tentar dar-lhe o xarope. Não serão universais, mas com ele funcionam...

    1- Ou lhe digo "vamos filhote, vamos tomar o remédio para passar o dói-dói", ao mesmo tempo que lhe dou muitos beijinhos (ele primeiro debate-se, mas eu insisto, insisto, sempre com muitos beijinhos e meiguice e ele lá abre a boca a contra-gosto e toma)

    2- Ou digo "a seguir dás tu à mamã e a mamã também toma" e ponho um bocadinho na colher, ou disfarçadamente ponho outra coisa qualquer e deixo ele dar-me à boca. Para mostrar que não faz mal. Também não é nada ortodoxo, mas isto funciona, na lógica do "se tens de fazer, fazemos todos e vês, como não custa nada?". Isto funciona particularmente bem com a água do mar e soro no nariz :)

    Espero mesmo que ele comece a tomar melhor a medicação...
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Que filme!!!! Já deves ter experimentado a seringa do ben-u-ron, certo? Aqui em casa é o melhor. O R. está a toda a hora a pedir mais "chupa do remédio". Experimenta alternar essa seringa com um chupa a sério. As melhoras dele.Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Eu sei que é mau dar doces às crianças, mas aqui há tempos descobri uma maneira de dar antibiótico ao meu filho sem dramas, lágrimas, dores. Sabes uns "iogurtes" que há no supermervado chamados Petit Nesquik? São amarelos e têm um coelho desenhado. São uma espécie de sobremesa de chocolate para miúdos e descobri que apagam o sabor dos medicamentos. Sempre que há fitas lá em casa para tomar algo recorro a isso. Não gosto de estar 1 semana a dar isso a toda a hora... mas funciona. É uma descanso.
    bjs

    ResponderEliminar