terça-feira, 25 de março de 2014

Descobertas a norte

Este fim-de-semana fomos até ao Porto. Já não ia lá há uns meses e estava mesmo a precisar. O programa nunca varia muito: visitar todos os familiares (e são muitos), passear um bocado e dedicar-me à boa gastronomia da região. Como temos sempre muitos "afazeres" desta vez decidimos ir na 5ªfeira à noite e por isso deu tempo para tudo e mais alguma coisa. 
O fim de semana começou chuvoso mas nada que me impedisse de sair com a minha princesa pela mão e começar o passeio na zona da Boavista (My Love estava a trabalhar). Fui à loja da minha amiga M. fazer umas comprinhas, fui levar flores à minha Mãe e depois fui almoçar com o meu Pai ao Mercado do Bom Sucesso, mais precisamente ao Bom Sucesso Gourmet, o restaurante do Hotel da Música. Wowwwww! O que é isto? Entrei no mercado e nem o reconhecia. Totalmente renovado, o mercado encheu-se de tasquinhas e lojas. Está muito giro! Mesmo no Mercado temos também o Hotel da Música e o restaurante. Adorei. A comida estava excelente e o ambiente é do melhor. Podemos optar pelas sugestões do chefe, tapas ou então aderir a um conceito totalmente inovador: fazer compras no mercado e levar para o chefe cozinhar.



O Mercado - exterior e interior.




O restaurante.



E o hotel da Música.

Mas as descobertas não ficaram por aqui... À noite conseguimos finalmente jantar na Pizerria Pulcinella. Digo finalmente porque já tínhamos tentado outras vezes mas estava sempre cheia. Esta pizzaria é famosa por confeccionar a "original" pizza napolitana. O mestre pizzaiolo é napolitano e chama-se António Mezzero. Pelo que descobri a fama é tanta que Mezzero andou aqui pela capital a dar formação noutras pizzarias. A verdade é que as pizzas são MARAVILHOSAS! 



O restaurante com imagens da Costa Amalfitana (um sítio lindo de morrer e que me diz muito :=) foi onde o My Love me pediu em casamento!)



E as famosas pizzas.

O fim-de-semana continuou numa roda viva de visitas e passeios. No sábado aproveitamos que o sol apareceu e demos uma volta da Rua de Sta. Catarina. ADORO andar nesta zona. Ruas cheias, lojas abertas, mercearias à moda antiga cheias de gente e turistas, muitos turistas. 
Por falar em turismo devo confessar que encontrei uma cidade diferente. Acho que o Porto mudou muito nestes últimos tempos e quem está de fora ainda nota mais. Mudou para melhor. Agora é uma cidade mais moderna, mais jovem, mais europeia. Continua a conservar as suas raízes bairristas, mas agora apresenta-se com um ambiente mais à frente. Não sei explicar bem, mas ao passear pela baixa, pela Ribeira, pela Foz senti uma cidade muito mais evoluída. E ainda bem! 
Com isto tudo ainda houve espaço para mais dois "spots" gastronómicos. 
A tasca "Bufete Fase", que segundo a fama tem as melhores francesinhas do Porto. Confirma-se, são deliciosas! (mas continuo a adorar o Capa Negra, mais que não seja pelo rissol de carne ;=) ) 
E, um pouco ao estilo do Pavilhão Chinês, a Tertúlia Castelense, onde podemos comer umas tapas ao som de música ao vivo.


Bufete Fase e as suas Francesinhas... Uhm delicious...


Sala da Tertúlia.

Enfim, um fim-de-semana em grande que soube pela vida! 


2 comentários:

  1. Bem, fiquei cheia de vontade de pegar no teu roteiro e repeti-lo. Ficar hospedada no Hotel da Música também me parece ser uma opção a considerar.

    ResponderEliminar
  2. Também eu...apetece-me dar um saltinho ao Porto. Tem tudo um aspecto MARAVILHOSO.

    ResponderEliminar