segunda-feira, 11 de junho de 2012

Ídolos


Nesta edição, vi os castings por alto. Não conheço os concorrentes. Não tenho favoritos e nunca acompanhei as galas. Até ontem. O maridão foi jogar à bola, baby G. estava a dormir e eu fui jantar de tabuleiro em frente à televisão. Estava na SIC e por lá fiquei a ver os Ídolos. Não percebo grande coisa de música, não sei se estão a cantar em Sol ou a desafinar em Ré. Apenas sei dizer se gosto ou não.  Era o dia de Portugal e todos escolheram uma música portuguesa para cantar. E estava tudo a correr normal: a Claúdia Viera a sorrir, João Manzarra a dizer piadas…até que uma das concorrentes se esquece da letra em direto. Coitada. Foi a primeira  coisa que me veio à cabeça. Ela ameaçou chorar, mas lá se recompôs e continuou a cantar: Um Brilhozinho nos Olhos do Sérgio Godinho. Pessoalmente gosto muito da música e não gostei nada da versão da concorrente. Mesmo que ela não se tivesse enganado a coisa não lhe estava a correr nada bem. Mas, enfim, ela tem mérito por ter continuado. Afinal qual a apresentadora que nunca se enganou em direto, a modelo que nunca tropeçou na passarela, o jornalista que nunca disse uma gralha. Quem nunca falhou que atire a primeira pedra. Eu gostei da atitude, mas apesar disso, pensei “já foste”. Os outros estavam a cantar muito melhor, receberam boas criticas e portanto achei que a rapariga não tinha hipóteses. Enganei-me. Não é que ela nem ficou nos três menos votados. Como é que é possível? Será que as pessoas ficaram com pena dela? Será que a quiseram premiar por não ter desistido? Isto é um concurso para cantores e a empatia do artista com o público é fundamental. Vai-se a ver, ela ter-se esquecido da letra foi o melhor que lhe podia ter acontecido, porque ela estava a cantar mal e com o lapso, as pessoas ficaram apiedadas e comovidas. Ok, até percebo. Mas será justo? A concorrente que saiu cantou muito melhor e, segundo os júris, não merecia abandonar o concurso. Vai daí pus-me a pensar:  Seremos nós um país de pessoas solidárias que se compadecem dos que falham ou de pessoas que gostam de coitadinhos?

1 comentário:

  1. Acho que somos um país que gosta dos coitadinhos... um país que solidário, é certo, mas que muitas vezes não consegue ser realista e pragmático. Acho que esse é também um dos motivos por estarmos na situação em que estamos... não premiamos o mérito, premiamos quem nos aquece o coração e nos faz sentir que há quem seja pior que nós.

    ResponderEliminar