domingo, 14 de outubro de 2012

"Alerta de segurança"

Depois de uma semana entupida em Orçamento do Estado para 2013: tabelas de IRS, novos impostos, sobretaxas, IMIs astronómicos, cortes e mais cortes e uma depressão do tamanho do mundo, que culminou com a leitura da versão preliminar até à meia-noite de quinta-feira:((((((((((, a última coisa que a minha cabecinha se podia ter lembrado, aconteceu:

Noite de sexta para sábado - 3h30 da madrugada - o telemóvel pessoal toca na mala largada no hall de entrada.... acordo meio abananada, com o dito cujo aos gritos, corro e já não chego a tempo de atender a chamada de número privado. Quando já estava a ensaiar uma série de impropérios para quem me estivesse a ligar àquela hora por engano ou simplesmente para brincar, eis que toca na mesinha de cabeceira o telemóvel profissional. UPS!!! Isto é sério!!! Atendo a medo, como atendemos sempre que o telefone toca a horas que não é suposto, e oiço uma voz grave do outro lado:

- Boa noite, fala da segurança do BES. TEmos informação que o seu cartão de crédito foi clonado e que estão a tentar efectuar uma compra num site londrino no montante de 476 euros. Estamos a ligar para ter a certeza de que não foi a senhora.

- What?!!! (3h30 da manhã, os neurónios meio adormecidos, uma conversa de cartão clonado... 476 euros?!!!!= NÃOOOOOOOOO. Eu só estou mesmo a tentar dormir, não estou a comprar nada online.

- Muito bem. Já cancelamos a operação e o cartão. Amanhã ligue a partir das 8h para o BES para tratar de tudo. Boa noite e obrigada.

E dormir depois disto?!!! O meu coração ficou acelerado, a minha cabeça a pensar em mil e uma merdas e o meu inconsciente a maldizer o raio dos cartões de crédito e das compras online:( No dia seguinte lá resolvi tudo. A compra tinha sido antecedido de dois testes no valor de 36 cêntimos que também não foram autorizados. Fora isso, tudo normal. O BES actuou como era seu dever e eu fiquei-lhe imensamente grata, mesmo que me tenha acordado às 3h30 da manhã....
Agora tenho que decidir se quero novo cartão de crédito, mas estou muito na dúvida. Para dizer a verdade, querer não quero, porque nunca o uso como crédito. Mas hoje em dia, as compras online são um ponto importante. As minhas últimas viagens foram todas compradas online e nem sempre o raio do MBnet funciona. Portanto, acho que não vai dar para não ter um cartão de crédito para qualquer eventualidade.

Mas como raio é que clonam estes cartões e, mais estranho ainda, se o fizeram, como é que a SEgurança do BES detecta que não fui eu a inserir o código?!!! Weird!!!

2 comentários:

  1. quando vais para fora, e compras alguma coisa com o cartão, colocas o pin? penso que não, só no ATM... as compras assinas... ou pelo menos era assim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando compro fisicamente, não! Mas quando faço compras online, nomeadamente de viagens, tenho que colocar o PIN. Deve ter sido numa dessas vezes.

      Eliminar