quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

17 meses! Parabéns baby G.

Este foi o mês de muita coisa: de ranho e tosse que vão e vêm, de passeios na praia, de mimos, de uma mega birra no almoço de família, de gargalhadas em cima cama. Sim, estas viciado em ir para cima da cama. Chegas, descalças os sapatos e só queres subir e dar cambalhotas que nem doido.  Foi o mês de ficarmos agarradinhos a ver o Noddy (Adoras. Já eu, acho que o boneco tem uma voz super irritante e gostava mais do Rucca, mas tu agora nem queres saber dele). Pela primeira vez ficaste atento e viste um episódio inteiro: 'Noddy a Ilha da aventura'  tem praia, muitos carros e um comboio, três coisas que adoras, portanto, depois dessa primeira vez, já vimos mais não sei quantas vezes. Os Caricas e as Músicas da Maria também fazem parte do teu top de preferência. Ah e os Parabéns, se bem que essa é uma relação amor-ódio, umas vezes gostas de ouvir, outras fazes que não com as mãos para mudar de canal.

Foi o mês de duas crises de apneia de choro que nos deixam DOIDOS. ANGUSTIADOS. PREOCUPADOS. As duas aconteceram porque caíste e bateste com a cabeça no chão. Da primeira vez fomos para as urgências, porque, como perdes momentaneamente os sentidos (eu sei que são segundos, mas parecem-me horas de impotência), ficámos na dúvida se tinha sido da queda ou da falta de ar durante choro. E como ficaste cheio de sono e o pai, que é sempre o mais calmo, disse é melhor irmos ao hospital, fomos a voar cheios de medo e com o coração nas mãos. Chegámos lá, a médica mandou-te fazer um TAC. Mas felizmente depois de te conseguirmos acalmar, lá começaste a brincar e a correr (sim porque tu não sabes andar, só correr) de um lado para o outro, a roubar os lápis aos meninos, e depois de duas horas de observação, a médica concluiu que estavas bem e que não valia a pena sujeitar-te a radiações. A segunda vez estávamos com a avó, que ficou em pânico e que agora assim que fazes um 'ai' vai a correr para o pé de ti para não te deixar chorar. O que também não é bom porque tens de ser contrariado quando fazes asneiras e não podes usar "esse truque" como chantagem. Mas, eu também confesso, que agora, apesar de não te deixar fazer tudo o que queres, também fico um bocadinho em stress quando te vejo entrar num choro compulsivo. Tenho de trabalhar nisso.

Percebes tudo. Do que estamos a falar, se estamos a falar de ti, quem é quem (a mamã, o papá, os avós, os primos, a tia...a V,a madrinha) TU-DO. Mas ainda não dizes nada. Continuas no teu hum-hum e apontas com o dedo. Agora sempre que queres uma coisa só te damos quando dizes dá. E tu, porque trabalhas bem por objectivos, lá vais dizendo um dá-dá-dá muito atabalhoado e às vezes, acho que ficas baralhado, também te sai um olá. De resto, já achámos que disseste ma ma ma...pa pa e água  Mas nada muito definido. Anda toda a gente desejosa que fales, os avós em especial. Eu também gostava, mas não me quero preocupar com isso. Afinal acho que é só uma questão de ritmo e cada um tem o seu.

Andas outra vez aflito com os dentes. Continuas com catorze, mas já vejo assim mais dois a romper não tarda nada, a gengivas estão branca e tu andas desesperado e pões tudo na boca. Não andas com muito apetite, mas vais ao armário das bolachas e do cereais à procura das tuc-tuc e abres um grande sorriso quando vês o pacote amarelo. Aquilo tem carradas de sal portanto eu deixo-te dar uma dentada e depois digo: dá um bocadinho à mãe e tu, querido, dás-me a bolacha à boca e eu como logo mais de metade.

Adoras chávenas de café. Mal pedimos um é ver-te apontar insistentemente para a chávena e não descansas enquanto não te damos. Pões açúcar e mexes com a colher, levas à boca e gostas não só do café, como do açúcar. Depois é ver-te andar com a chávena, o pires e a colher. Tiras de um lado, pões no outro. És bastante cuidadoso e só partiste uma chávena. Uma boa média, tendo em conta a quantidade de chávenas que já mexeste.

Adoras ir para o volante do carro e agora sempre que chegamos à garagem, tens de ir 'conduzir' um bocadinho. Sabes ligar o rádio, trocar as músicas, fazer pisca, pôr o limpa pára brisas...é uma festa. Comigo, só pedes de vez em quando, mas quando o papá também vai, não perdoas. É delicioso ver a tua felicidade ao volante do carro.

Já te topei, quando queres agarrar alguma coisa com força ou fazer algo errado mordes o lábio de baixo.

Já conheces bem as tuas rotinas e de manhã, sabes que eu me vou embora e não me largas.  E HOJE, pela primeira vez, fizeste uma MEGA birra. Não me largavas a chorar, a tossir...cheguei super atrasada ao trabalho.Depois ficas bem com a avó e ao fim do dia é ela que não queres que se vá embora. Recebes-me sempre com um sorriso lindo e vens a correr para mim quando chego a casa. Mas, se por alguma razão, me vou embora fora de horas , quando chego, não me ligas nenhuma nos primeiros minutos.

Adoro-te meu pequeno grande amor. Todos os meses mais, todos os dias com mais intensidade. És a pessoa mais importante das nossas vidas.

4 comentários: