terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

As Sombras de Grey!


Ora então, dois séculos depois, acabei de ler….e não me pareceu nada de espectacular e só vem dar razão à máxima: sexo vende. Não foi de todo o melhor livro que li, mas também não foi o pior. Lê-se.

SPOIL ALERT: se não leram e querem ler, não continuem.

A personagem principal, que acabou de tirar um curso com nota excelente, parece um bocado atrasada metal. Tem dúvidas e inseguranças de uma miúda de 12 anos. Do género, ele: o tal, o lindo, o rico o maravilhoso vai à loja onde ela trabalha,  e ela assim que ele sai,  fica tristíssima porque conclui, sabe Deus porquê que não tem hipóteses nenhuma e ele nunca vai olhar para ela e sniff, sniff, sniff… HELLO: Ele acabou de te ir ver! A loja onde trabalhas não é propriamente um sítio de passagem onde se vai todos os dias. Mas tudo bem. Outra: ele leva-a a jantar em casa dos pais, a irmã dele recebe-a de braços abertos e diz que já ouviu falar muito dela. Conclusão lógica que ela tira imediatamente a seguir: ele não a queria convidar , sentiu-se obrigado porque ia uma amiga dela que namorava com o irmão! HELLO: a outra acabou de dizer que ele fala  muito de ti! Enfim, como estas, há outras. As personagens não têm densidade psicológica, há uma tentativa de dar um passado doloroso ao protagonista, mas que não passa disso, fica tudo pela rama. No fundo, é só para explicar o gosto dele por masoquismo. Mas gostos não se discutem e não precisa de ter sido maltratado para gostar do que gosta. Digo eu. Depois há as descrições sexuais, umas mais eróticas e sensuais do que outras. Tem fantasias engraças, sim tem, mas that's it. As partes que eu gostei mais foram as trocas de email entre os dois. Tinham piada e foram bem conseguidas. Aí sim, ela parece uma mulher inteligente. 
Outro ponto desfavorável: Não está muito bem traduzido e percebe-se as falhas do inglês para o português. De resto é sexo, sexo, sexo. Fiquei na dúvida se ia ler o segundo. O final não é muito forte, eles separaram-se porque ele, com o consentimento dela, ele dá-lhe uns tau-taus no rabo, assim mais à séria, e ela percebe que não dá para aquilo. Se bem que ele já o tinha feito antes, mas enfim, o livro precisava de acabar e eles tinham de se zangar. Como há mais dois livros não é preciso grande ciência para perceber que vão voltar algures…Enfim, resumindo: Adorei o livro? Não. É  terrivelmente chato? Também não. Mais uma vez: Lê-se!
Fiquei na dúvida se ia comprar o segundo. Mas não me apeteceu e resolvi seguir a indicação de um colega, que me aconselhou ‘A grande Arte’ de Rubem de Fonseca.


Comprei-o ontem. Vamos lá ver…Já leram? Gostaram? 

3 comentários:

  1. Eu nem consegui acabar o raio do livro. Porno para mamãs da mais chata que há. Cruzes!

    ResponderEliminar
  2. Eu acabei, mas a custo... às tantas tanto sexo sadomasoquista já cheira a forçado... teve piado ao início, pela novidade, mas depois aquilo está tão mal escrito que é ler rápido para acabar depressa. Emprestaram-me o segundo, mas confesso que está lá de lado À espera que algum dia me apeteça. Sinceramente, para sexo sadomaso aconselho bem mais o "ONze minutos" do Paulo Coelho... outra classe!
    Rubem Fonseca, nunca ouvi falar! Depois diz se vale a pena.
    Estou a ler Camila Lackberg, policial sueco. Li a Princesa do Gelo e adorei, agora estou nos Diários Secretos. Adoro policiais e este, embora não esteja a ser o meu preferido, tem todos os ingredientes que eu gosto: suspense, história familiar envolvida, mistério e uma componente histórica.

    ResponderEliminar