quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Dúvidas alimentares e afins!

Baby G. faz seis meses para a semana e vai começar a comer sopa. Vai daí toda a gente com quem falo começou a dar a primeira sopa de uma maneira diferente. A pediatra dele disse para fazer um creme de legumes com:
. Um  branco: batata
. Um amarelo: cenoura ou abóbora
. Um verde: Alface ou alho francês.
Mas entretanto disseram que a primeira das primeiras sopas só pode ter batata e cenoura; outras pessoas falaram-me em cebola; outras em ser só batata. E confesso que estou confusa! Ah e ainda há a parte do azeite…quando é que se põe? Antes, no meio ou no fim? Há largos anos atrás, quando eu fazia babysitting para ganhar uns trocos, cuidava da Helena que tinha oito meses e punha sempre o azeite depois da sopa feita e aquecida. Como é que vocês fazem?

. A papa. Desde cinco meses e picos que ele come papa à noite. É a primeira papa da nutribén. Vocês põem exactamente as medidas que vêm lá mencionadas?  Eu ando sempre às voltas com a água, se ponho como lá vem a papa fica completamente liquida. 

6 comentários:

  1. Sopa:
    Como te disse a 1ªsopa da V. era com batata, cenoura ou abóbora e um bocadinho de cebola. Ao final de 3 dias podia acrescentar um verde e aqui comecei com alface. Mas deves fazer o que a tua pediatra mandou. Já se sabe que cada médico com a sua mania!

    Papa:
    A V. só comeu papa no início. Não gostou muito e por isso deixei de dar. Mas esquece as medidas das embalagens. Eu tinha de pôr sempre mais papa, caso contrário a papa ficava liquida!

    ResponderEliminar
  2. Faltou o azeite... Que deve ser cru. Por isso só ponho um fio no prato da sopa antes de lhe dar.

    ResponderEliminar
  3. Sim, o azeite também coloco sempre no final, quando vou passar a sopa. Também começamos com batata e cenoura ou abóbora apenas. Dp juntas cebola e uns dias depois começas os verdes. Aqui começamos pela alface, mas baby R. não gostou. Agora com alho francês, feijão verde ou espinafres já se delicia.

    ResponderEliminar
  4. Segue o que o vosso pediarptra diz. Não só nas sopas, mas em tudo, é cada cabeça sua sentença. O pediatra do meu, por exemplo, mandou começar por sopa de batata, cenoura e abóbora. Comer esta sopa durante 3 dias, e depois retirar um destes legumes e ir acrescentando alternadamente os outros da lista (alface, couve-flor, alho-francês, courgetes). Comer sempre a mesma sopa durante 3 dias. A partir dos 6 meses disse que já lhe posso começar a fazer uma sopa com os legumes que quiser, e acrescentar 25g de carnes brancas. Como vez, o pediatra do meu filhote não mandou introduzir cebola logo... Cada pediatra tem a sua teoria, e se confias no teu, faz como ele diz. Ah! O azeite nós pomos depois dos legumes estarem cozidos, antes de os triturar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo: faz como a pediatra diz. No meu caso, as duas coisas de que me lembro era que tinha que pôr brancos e verdes (num determinado número, acho, não me lembro e não me lembro dos amarelos) e que punha sempre o fio de azeite no fim. Resumindo, segue a pediatra.

      Posso apenas acrescentar uma coisa, caso possa dar jeito. O início da sopa é, em muitos casos, mais difícil, pois não é doce. Eu fiz algumas sopas com batata doce, para ver se a coisa melhorava. Foi melhorando.

      Quanto à papa, faz como o teu bebé prefere e come melhor. A embalagem é, na minha opinião, uma mera orientação.

      Tudo a correr bem!

      MG

      Eliminar
    2. :)

      confia na tua pediatra... ( e tanto quanto sei é super experiente, altamente conceituada e uma referência para outros tantos pediatras).
      confia também naquilo que tu vais ganhando e aprendendo como mãe do teu filho - o teu instinto e cumplicidades com bebé são perfeitos, fica atenta e rapidamente aprenderás o melhor para o TEU filho.

      a sopa é dada aos poucos...sem stress. tens sempre a papa. todos os dias vai aumentando um bocadinho.

      quanto à papa da nutriben, se a água ou leite estiverem mt quentes enquanto adicionas o pó, a papa de facto fica liquida. (tenho ideia de alertarem isso na embalagem).
      se fizeres morno, vais ver que fica bem.

      alguma coisa, apita. mimo no boneco.
      Bica :)*

      Eliminar