segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Christmas Time!

A minha Mãe adorava o Natal e desde sempre me transmitiu este sentimento e esta magia do Natal. Lá em casa vivíamos intensamente o Natal. Cresci a adorar o Natal e para mim esta era sem qualquer duvida a melhor época do ano. São dias de festa permanente, sim porque lá em casa com aniversários pelo meio, as jantaradas e almoços começam a 24 mas só acabam a 1 de Janeiro. Família reunida, boa-disposição, criançada toda na brincadeira, frio, lareira e muitas iguarias da nossa gastronomia! Quem não gosta?!
Os preparativos começavam lá pelo final de Novembro. Primeiro decidir onde era: em casa dos meus pais ou nos meus tios. Geralmente era sempre um ano num lado, outro no outro. Depois decidir quem faz o quê e finalmente começar a comprar tudo o que era necessário. Além das tradições habituais a minha Mãe tinha uma muito especial: fazer o Bolo Rei, sim não era comprado era mesmo feito pela minha Mommy. Eu confesso que não gosto muito (por causa das frutas cristalizadas), mas os grandes apreciadores dizem que o Bolo da minha Mãe é o melhor Bolo Rei do Mundo! A sério! O clube de fãs era tal que houve anos em que a minha Mãe fazia vinte e muitos bolos. Era sempre a bombar! Entre o dia 22 e 23 a casa mais parecia uma pastelaria :=) Uns dias antes começavam os serões a cortar frutas. Eu, a minha Mãe e o meu Pai (que aldrabava sempre e cortava as frutas muito grandes!). Depois vinha a confecção: adorava ver a fazer os bolos. A minha Mãe dizia sempre: "um dia tens de fazer tu". Infelizmente esse dia chegou. No ano passado eu e a minha irmã mantivemos a tradição e fizemos o Bolo as duas. Estava bom, ainda a melhorar, mas até ficou bem! Também nos juntamos para fazer os outros doces no dia 24, mas o Natal foi na minha tia.
Outro momento alto do nosso Natal era pôr a mesa. Todos adoramos mesas lindas e com arranjos de Natal. Preparar toalhas, marcadores, centros de mesa, decorações, flores... Adoro. Normalmente somos entre 20/25 pessoas. Por isso há que improvisar e juntar mesas e mais mesas. As cadeiras vêm de todo o lado, até do jardim :=) No final ficava sempre tudo maravilhoso.
Confesso que, com a perda da minha Mãe, esta magia levou um enorme murro no estômago e agora só de pensar no Natal até tremo. Por mim podíamos passar à frente, Natal sem a minha Mãe não parece Natal...
Mas pela minha princesa, e porque quero ser igual à minha Mãe, por ela tenho de manter a chama acesa e transmitir-lhe este sentimento. Como a V. já anda sempre a falar no Natal, só quer o episódio do Noddy e do Mickey no Natal, ontem deitamos mãos à obra e toca a montar a Árvore e o Presépio. A nossa tradição é fazê-la dia 1 de Dezembro, mas desta vez decidi fazer uma semana antes. A V. estava tãaaaaaaaooooo feliz! O que ela adorou ajudar a montar a árvore. Ainda partiu uma bola pelo meio mas nada grave.
Liguei as luzinhas e pensei que onde quer que a minha Mãe esteja ficou feliz por mim e pela neta que estava radiante!



Este Pai Natal foi oferecido pela minha Mãe. 
E a paixão que ela tinha pelos Pais Natal...




2 comentários:

  1. Faz muito bem em não perder toda essa magia que a sua mãe transmitiu. De certeza que vai ser das coisas que a V. se vai lembrar para sempre :)
    Estou a ver que o Natal começa cada vez mais cedo, mas eu não me importo nada, porque também adoro esta época :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Está tão linda. Acho que já percebi o que falta na minha: fitas coloridas e mais luzes.
    Quanto ao Natal, acho que é continuando a tradição dela que a vais homenagear sempre. Porque é também por essa alegria que ela colocava em tudo que tu tens tantas saudades. Passar isso à V. e seguir-lhes o exemplo é a melhor homenagem que lhe podes fazer e a melhor forma de a sentires perto de ti. Kisses.

    ResponderEliminar