segunda-feira, 18 de novembro de 2013

O vocabulário do G.

Ao contrário da mãe, o G. não é muito dado à fala. É um preguiçoso e até há pouco tempo preferia apontar ou ir ele buscar as coisas do que se esforçar para as dizer. Mas parece que agora começamos a dar os primeiros 'passos' nas palavras ( ufa, isto sou eu e o pai a  respirarmos de alívio, sim porque toda a gente diz que cada miúdo tem o seu ritmo, mas confesso que já estávamos preocupados por com dois anos e apesar de perceber tudo e se fazer entender ainda não mostrar interesse nenhum em falar). Enfim, acho que agora estamos finalmente a começar. Então:

Mamã e papá é a toda a hora.
Qué!
Na Qué!
Já tá tá: serve para quando está farto de alguma coisa e quer livrar-se de algo: ex: quando não quer comer mais, quando não se quer vestir, quando não quer arrumar os brinquedos. O número de tá é proporcional à vontade de não fazer o que lhe pedimos.
Au: água! Esta no outro dia valeu-me um susto. Passado uns dia da Mom Butterfly ter dito que o R. estava com herpes, o G. aproxima-se de mim com a mão na boca e começa a dizer: 'au', 'au' 'au'...eu pensei logo (mente paranóica) pronto, o miúdo, esponja como é já me apanhou também herpes. E perguntei-lhe: dói-te a boca? mostra à mamã e ele insistia 'au', 'au', 'au'  e eu  a tentar ver lá para dentro e ele já  irritado por eu não perceber, decidiu levar-me para a cozinha e apontar para a água. De lá para cá já evoluiu e diz 'auga'
Oh não! - influência dos desenhos animados
Papel - não faço ideia porque aprendeu esta.
Pé!

E basicamente diz as primeiras sílabas de quase todas as palavras: ba (barco) ca (carro) e por aí...


(Acho que não me esqueci de nenhuma...mas vou tentar actualizar...)

Sem comentários:

Enviar um comentário