domingo, 18 de novembro de 2012

Adormecer sozinho... quando?!!!

Costumo dizer que não há meio do R. passar à fase seguinte no que toca ao sono. A mudança para o quarto dele aos 4 meses foi super fácil e desde essa altura passou a acordar, em média, só uma vez por noite, agora já quase sempre por volta das 6h30, independentemente da hora a que se deita. O pediatra diz que é normal, porque ele é pequenino e não tem reservas para aguentar mais do que 7/8 horas seguidas sem comer. Ok, por mim tudo bem. Já me habituei a essa rotina! Agora há uma outra coisa que me começa a preocupar: como fazer com que ele aprenda a ir dormir sozinho. É que baby R. só adormece de duas formas: ou na minha cama comigo ao lado enquanto bebe o leite - por norma quando chega ao fim já está totalmente adormecido e só tenho que o colocar na cama dele - ou então, quando isso não acontece, só embalando o senhor com palmadinhas no rabo ou colocando-o na cama dele mas estando ali uns bons dez minutos a dar-lhe a mão... Moral da história: não há como deixar o menino na sua caminha e esperar que ele adormeça sozinho, como penso que já seria normal aos 14 meses, ou não?! E isto começa a preocupar-me, uma vez que agora ele ainda está ali a rondar os 10kg, mas daqui a uns tempos começa a ser muito grande para adormecer sempre ao colo.
Técnicas de ajuda, alguém tem?

8 comentários:

  1. Pois... esse é o meu stress! Baby V. também adormece na minha cama a beber o leite. Ao colo já não, mas na cama dela nem pensar!!! E o pior é que ela adormece super tarde... antes das 23.30 é impossível. E muitas vezes é bem mais tarde! Vá lá que depois dorme toda a noite :=)
    Por isso fico a aguardar as técnicas que aí vêm!!!

    ResponderEliminar
  2. Bom...se ele já adormece na cama dele isso é muiiiiiiiitoooo bom. A meu ver, claro. Isto porque se ponho o G. na cama dele, a primeira coisa que ele faz é levantar-se e puxar os brinquedos que dão música e saltar e passado uns minutinhos quer sair. Acho que ainda estou uma fase anterior a essa. Ele também só adormece ao colo, a mamar, mas de há umas noites para cá, já temos uma evolução, aceita o biberão antes, portanto espero que eu breve ele só queira mesmo o biberão. Acho que a mama agora para ele é estilo a chucha que ele odeia.

    ResponderEliminar
  3. Ui, a L. tem 3 anos e so adormece na cama dela se um dos papás estiver no quarto. E é muito bom!!!

    ResponderEliminar
  4. Ola, não stresses, o meu tem quase 2 anos e meio e tem sido por fases. É capaz de estar meses a adormecer super bem sozinho, como de repente só consegue adormecer comigo no quarto ao lado dele a dar festinhas (ou simplesmente por estar ali). E isto sem alteração nenhuma da rotina. Umas vezes parece que avançámos um passo, outras parece que recuámos. Não percebo a lógica e já percebi que não vale a pena perceber. Mas tenho-me esforçado por o "treinar" sempre a adormecer sozinho. Geralmente passa por eles terem de chorar um bocado :P Costumo deitá-lo depois de uma sessão, quase às escuras, de festinhas, mimos e depois digo-lhe que vamos para a caminha. Ele diz sempre que não quer, mas deita-se logo mal o meto lá. Depois fico um bocado ali ao pé, e quando me levanto agora ele começa a chorar. O meu método durante muito tempo foi ficar de pé, ao pé da porta, a dizer que ficava ali, para ele deitar, etc etc. Ele ia choramingando, umas vezes eu cedia, outras não. Até que ele percebeu que ficávamos mesmo por ali e deitava-se e adormecia.

    ResponderEliminar
  5. Não acredito que exista uma regra para esta questão, do tipo "quando eles tiverem x meses tem de se fazer assim.". O meu Gonçalinho, agora com 25 meses, até ao ano e meio só adormecia ao colo. Demorava cerca de meia hora. Era um stress. Entretanto, achámos que as coisas tinham de mudar e começámos a deixá-lo na cama, com um beijinho, um "boa noite" e acrescentávamos sempre que a mamã e o papá estavam ali mesmo ao lado e que se ele precisasse de qualquer coisa era só chamar. No início foi um bocado complicado. Não o deixávamos a chorar muito tempo, mas deixávamos um bocadinho. Entretanto ele habituou-se. Agora fala sozinho, canta, de vez em quando pede água ou papa, mesmo que tenha acabado de jantar há 15 minutos, mas regra geral é pacífico :)

    ResponderEliminar
  6. Bem, parece que afinal não me devo preocupar, não é verdade?!! É continuar a levar um dia de cada vez e esperar que quando ele perceber o que significa ir dormir seja só dizer "hora da caminha". Obrigada a todas pela partilha!

    ResponderEliminar
  7. É isso, Mom Butterfly! O meu também adormeceu ao colo até "tarde" (não me lembro a idade). Hoje, com 4 anos, dorme sozinho na boa. Já o faz desde os 2 e tal, acho. É ires tentando técnicas. Gostei do pos ta "Entre biberons e Batons". Também fiz aquilo uns tempos.

    Beijocas
    MG

    ResponderEliminar