sexta-feira, 11 de maio de 2012

Are you mom enough, pergunta a Time?


Esta capa da Time está a causar polémica. O artigo é sobre o Attachment Parenting defendido pelo pediatra William Sears e passa por uma amamentação até tarde, pelas mães passarem mais tempo com os filhos e até por dormirem juntos. Confesso que não tenho uma opinião fechada sobre tudo isto. Mas esta fotografia da capa é ridícula e, na minha opiinião, quer apenas ridicularizar as mulheres que optam por amamentar os filhos até tarde.  

No entanto, eu consigo compreender e conheço até alguns casos de mães que amamentaram os filhos até depois dos dois anos e não veio mal nenhum ao mundo por isso. Não são mais dependentes delas, não se tornaram crianças introvertidas ou estranhas e são tão independentes como as outras. A amamentação tem como finalidade primeira e última passar para a criança os nutrientes da mãe e que, principalmente no início de vida, são do melhor que há para os defender de tudo. O R. faz hoje oito meses e ainda mama, pelo menos, duas vezes por dia. Embora compreenda, não me estou a ver a dar-lhe de mamar até aos três anos, como a mãe desta capa, mas sinceramente não sei quando vou parar. Vou deixar andar e ver como corre. Gostava de lhe dar até ao ano de idade, mas não quer dizer que pare no dia 11 de Setembro de 2012 só porque termina o prazo. Logo se vê. 
Já a defesa da tese de que devemos passar mais tempo com eles, concordo plenamente. Eu sei que as mulheres têm que trabalhar e querem o seu lugar equiparado aos homens, mas será que ser mãe não vale mais do que isso tudo??? Para mim, pelo menos, vale. E acho que esta história do horário reduzido devia valer até muito mais tarde. Eu consigo organizar-me e trabalhar praticamente o mesmo, portanto acho que a minha entidade patronal não tem perdido. E eu ganho mais tempo com o R. 

2 comentários:

  1. Uma capa e um tema polémicos, sem dúvida. Também não sou contra a amamentação até tarde nem contra o dormirem todos juntos. Cada mãe e cada pai sabem o que é melhor para os seus filhos e para eles enquanto casal. Por aqui, achamos os dois que nenhuma dessas situaçoes traz beneficios para o nosso filho nem para nós. Agora, o passar o máximo de tempo possível com ele, isso sim é importante. E tempo de qualidade, com muitos mimos e brincadeiras.

    ResponderEliminar
  2. Eu amamentei o R. até aos 2 anos e meio e tal como descreveram no post, não se tornou mais dependente ou mais estranho (lol)

    é importante percebermos que apesar de ter amamentado uma criança com dentes, que falava, andava (e até era capaz de subir para cima de um banco... lol) eu não me imaginaria a amamenta-lo, antes de o amamentar... não sei se me fiz entender...

    Nunca disse para mim mesma que ia amamentar o R. até aos x anos... ou x meses...
    Quando comecei a amamenta-lo, tal como a esmagadora maioria das mães, ele era um ser minusculo e totalmente indefeso... e foi crescendo, e a amamentação foi continuando a fazer sentido...
    Ele acabou por desmamar sozinho, por ele... já eu estava grávida de 23 semanas de minha filha R.
    A R. tem agora 18 meses... continua a ser amamentada, e está a crescer de dia para dia... e continua a fazer sentido amamenta-la (por inumeras razões que só a mim dizem respeito, claro)...

    Isto tudo para dizer que é perfeitamente normal não nos imaginarmos a amamentar uma criança "crescida"... mas essa criança era um bebé e foi crescendo... e quando demos conta PUF... o miudo já era grande!!! :)

    Amamentem até quererem... o resto são tretas! :)

    ResponderEliminar