sexta-feira, 24 de maio de 2013

"Tanita"

- V. onde é que se faz xixi e cocó?
- Na tanita (entenda-se sanita!)
- Não é na fralda?
- Nãaaaaaaaaaaoooooooo

Bom, na hora da verdade nem sempre é assim. Aliás, muitas vezes não é assim.
Ontem li este post no blog da Família de 3 e 1/2 e achei que estava perfeito. Acho que só acrescentava uma coisa: o desfralde é um processo para a frente e para trás. Ou seja, eu acho que às vezes parece que está muito avançado, mas depois tem alguns recuos. 
A V. "conheceu" o bacio com 16/17 meses, quando entrou para a escolinha em Setembro. A educadora avisou-me que elas começavam logo a colocá-los no bacio só para se irem ambientando, nada rígido. No final do primeiro período, ou melhor no Natal, a princesa já tratava o bacio por tu e até achava piada lá estar, mas ainda como desporto/brincadeira e não como algo habitual. O processo foi-se intensificando na escola e em casa e neste momento a V. já faz muitos xixis e cocós na sanita, sim porque já não quer o bacio. Em casa tenho um redutor e na escola são aquelas sanitas pequeninas que eu acho o máximo! Aí há umas semanas teve uns dias em que pedia muitas vezes para fazer xixi. Não era sempre sempre, mas muitas vezes. Depois no Algarve, surpreendentemente pediu duas vezes para fazer cocó. Não chegamos a tempo, mas foi um avanço. Neste momento, a professora diz-me que ela faz quase sempre na sanita, também na escola eles têm horários para este momento :) Mas o que é certo é que ela já vai esperando por essa hora. Em casa tento sempre ir com ela para a casa-de-banho depois das refeições, antes de ir dormir e de manhã. Tem corrido bem e até acho que ela já controla um bocadinho os esfíncteres, porque quando está a fazer um xixi consegue parar e depois pergunta "Mais?" e eu digo que sim... lá vem mais um bocadinho, e vai fazendo isto algumas vezes a rir-se ao mesmo tempo. Fazemos sempre uma grande festa!!! De qualquer forma há n vezes que ela se esquece. E é por isso que falo em recuos. 
As teorias que por aí andam, e como diz o post (e bem) devemos fugir um bocado delas, dizem que no Verão é mais fácil tirar a fralda. Talvez por isso a minha cabecinha de Mãe tenho entendido que devia ser neste Verão. A V. tem dois anos e pouco, já anda nos treinos há algum tempo, por isso pareceu-me um timing adequado. Mas e se não for? Se ela ainda não estiver preparada? Se não for azar, será quando tiver de ser :=) Mas não posso deixar de confessar que estou ansiosa por lhe comprar umas cuequinhas todas giras e rosinha!!!

2 comentários:

  1. Olha o meu pequeno está quase a fazer 3 anos e começou o desmame das fraldas há uns 3 meses (já nem sei bem) e correu mto bem. Toda a gente me dizia (entendam-se: os familiares) que ele já estava tão grande e nunca mais tirava as fraldas etc etc. Mas eu simplesmente nunca o achei preparado p isso (nem as educadoras da escola). E lá está - também se estava a esperar pelo tempo bom que nunca mais vinha. Eu comecei a reparar que ele estava mais preparado quando começou a dizer (ainda com fraldas) que estava a fazer xixi nesse momento e coisas do género. Depois comprei-lhe um redutor para a sanita e ao início não se queria sentar lá. Depois perdeu o medo e senatava-se a ler história. Um dia estava nisso e fez xixi por acaso. Fiz uma festa! hehe E ele ficou muito orgulhoso. A partir daí foi mais fácil. Quando decidimos tirar de vez foram mesmo muito raras as vezes que ele teve acidentes. E fiquei convencida que tirei na altura certa. Acho que escrevi um post sobre isto no meu blogue, se quiseres vai lá espreitar :) bjs e boa sorte

    ResponderEliminar
  2. É super normal que demore algum tempo e que haja retrocessos. Cada qual tem o seu tempo, como em tudo o resto. O R. andou uma fase óptima em que esteve vários dias sem fazer cocó fora do penico. Pedia sempre... Há umas semanas para cá, perdeu a piada e deixou de pedir. Ainda não consegui que voltasse a fazer no penico, embora diga quando está a fazer na fralda... mas foge!!!

    ResponderEliminar