terça-feira, 14 de maio de 2013

O que me irritam as pessoas…


Que tem teorias e teses de doutoramento sobre a educação dos filhos, mas não têm filhos para as pôr em prática e depois criticam os filhos dos outros. A conversa não era sobre o G. (mas podia ser) e eu já estava como diz o maridão ‘com um couro cabeludo a arder’. Ora vejamos: ‘filho meu, filho meu nunca vai fazer uma birra nem se atirar para o chão, leva logo uma palmada que nunca mais faz’; Hum hum…uma palmada e não volta a repetir, boa sorte. ‘O meu filho vai ficar sentado a refeição toda e nunca se vai levantar num restaurante, nunca vai adormecer ao colo e nunca dormir na minha cama e se acordar durante a noite vai ter de aprender a adormecer sozinho porque eu não me vou levantar, não o quero habituar mal… vai ter hora para dormir, comer e brincar, aos seis meses tiro-lhe a chucha e quando fizer um ano já não usa fralda ....aposto, isto já sou eu a dizer, que aos dois anos já vai falar português, inglês com introdução ao mandarim!!!! E foi quando comecei a pensar assim que desliguei da conversa para não me chatear porque o que me apetecia mesmo dizer era: ‘vai ter um filho e depois a conversamos, tá?’. Mas sabem quando nem vale a pena… a pessoa não ia perceber porque na verdade acho que só quem tem filho sabe que às teorias (algumas) que são maravilhosas, mas que na prática nem sempre funcionam porque as crianças não são todas iguais, porque os dias não são todos perfeitos e porque no dia-a-dia não são as teorias que educam os filhos, somos nós e portanto, com todas as nossas falhas - somos humanos- tentamos sempre fazer o melhor e pôr o bem-estar dos nossos filhos em primeiro mesmo que isso vá contra a teoria de X, Y, Z.

5 comentários:

  1. Como eu te compreendo. Li e leio muitas teorias e gostava de acreditar que se fossem feitas à letra tudo seria melhor (noites bem dormidas, nada de birras, bebe come sempre tudo). Mas as teorias são muito bonitas....em teoria, porque na prática nem sempre são fáceis de aplicar.
    Boa sorte para as pessoas que não têm filhos e acreditam que vão seguir à regra as teorias!

    ResponderEliminar
  2. Ui, isso das teorias era coisinha para me pôr com os nervos em franja! É que essas pessoas das teorias, não se ficam por debitar asneiredo! Ainda olham para nós com cara de "estás-a-fazer-tudo-mal-e-espera-até-eu-ser-mãe/pai-para-te-ensinar"... Grr! Que nervos.
    É que essas teorias, não passam disso mesmo: te-o-ri-as!
    As teorias têm que ser adaptadas à nossa realidade, à nossa vida, à nossa experiência, ao noss@ miúd@, a nós... E não o contrário! E à conta dessas teorias é que muitas pessoas acham que estão a ser "maus pais", só porque não seguem a teoria X ou Y, que funcionou tão bem para aquele bebé de porcelana.
    Opa, give me a break!

    ResponderEliminar
  3. ui!!! q nervos!!! apetece-me metralhar essa pessoa só de ler aqui!!! e tenham filhos ou nao (que tambem ha muito boa gente que por ter tido 1 filho - ou 10, nao interessa!) se acham igualmente doutorados em ser pais e cheios de teorias para apontar os defeitos nos outros, e SIM, com esses planos tao antecipados de como agir (acho um piadão)... como se cada criança/bebé nao fosse um ser único, cada família, cada pai/mãe, cada pessoa, cada dinâmica familiar... e de nós e dos nossos, cá nós é que sabemos ;)
    Que falta de capacidade de se colocarem na pele dos outros...
    Mas claro, vindo de quem nem tem filhos, é infinitamente pior... Tb antes de ter filhos pensava muita coisa... e depois, caí na realidade! :D Haja santa paciência!!
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Costuma-se dizer que às vezes pagamos caro pelo que dizemos... e essas pessoas vão pagar ai se vão... eu falo por mim sempre disse à boca cheia, quando estava grávida, que a minha filha nunca iria para a minha cama....cala-te boca, sabia lá eu o que dizia... quando passamos meses e meses sem uma boa noite de sono e o cansaço nos leva quase ao esgotamento, ai não que não foi para a minha cama, aliás ainda vai todos os santos dias e já tem 2 anos... e se durmo melhor? às vezes... mas sempre é melhor do que me levantar 20vezes por noite... cala-te boca, cala-te... lá sabes tu o que dizes, só quem passa mesmo por elas.

    ResponderEliminar
  5. LOL, Anónimo, eu passo exactamente pelo mm!! qd tems de nos lvantar de HORA EM HORA, ir dormir para a nossa cama torna tudo melhor (mas aind assim acorda varias x!! para mamar,etc) e tambem ja vai fazer 2A... nao é facil, e só quem passa por isto compreende... que os miudos nao sao todos iguais, cada um é como é, e "dentro do convento, só sabe quem lá est+a dentro" e mais nada... :(
    Tambem durmo melhor assim, mas nao posso dizer que durma bem (ainda acorda imensas vezes - eu culpo os dentes, veremos..)...
    E se quer saber, Anónimo, de entre as minhas colegas de trabalho, em conversa com cada uma, percebi que 40% faziam o memso mas nunca comentavam porque ainda é um assunto TABU... mas mt mais vulgar do que sequer imaginamos ;)
    bjs

    ResponderEliminar