sexta-feira, 6 de julho de 2012

10 meses e o primeiro galo. Parabéns baby G.!


Pois é, foi ontem, estava no habitual senta, levanta, agarra-se ao móvel, tenta chegar à televisão e num segundo pumba… o mais engraçado é que foi a tirar a proteção que eu tinha posto para o proteger do canto do móvel. Ele consegue tirar a proteção e bate lá com a testa. Não chorou muito. Alguns miminhos depois estava fino. Mas às tantas, olhamos para ele começamos a perceber que fica encarnado, e depois com um alto e depois fica com um ar assim mais para o preto. O que é que fazemos? Pomos gelo e o D. decide ligar para a saúde 24 e aí vêm as perguntas e as recomendação: se ficar apático, se tiver sono, se vomitar, se deitar liquido pelo nariz e pelas orelhas e temos ficar vigilantes nas próximas 48 horas se e se e se…  E a pessoa fica f**** por que é que eu não tive mais cuidado, por que é que não o agarrei, por que é que o deixei ir para ali?  E lá vem a culpa…Eu acho bem e percebo que eles nos alertem para o que pode acontecer, mas às tantas começámos a ficar sugestionados: será que ele está mais calmo? Está a abrir a boca? Está com sono? Ficamos ali entre a racionalidade, a preocupação e a paranóia. É natural ele cair, vai cair muitas vezes e vai ter febre, e ficar constipado, e ter varicela… faz parte do pacote de ser criança, eu sei! Mas ser mãe também não é ficar um bocadinho mariquinhas? Temos de apreender a relaxar, é um facto… é um work in progresso aqui para o meu lado. Ele brincou, jantou e esteve bem…adormeceu a mamar, como sempre. E eu como sempre, eu fiquei a olhar para ele e a pensar como é bom ser mãe como é bom tê-lo na minha vida, como foram os dez meses mais preenchidos e deliciosos de sempre! E é tão bom, tão bom, tão bom que não será humano ter medo? 

2 comentários:

  1. Primeiro parabéns ao baby G. pelos 10 meses! E depois "parabéns" pelo primeiro galo :=) É como dizes ele vai cair e ter outras mazelas e nós mães temos de tentar ser descontraídas. Mas não é fácil! É super normal termos medo, é exactamente como dizes... é humano.
    Baby V. já caiu algumas vezes e também já teve dois galos. No primeiro stressei um bocado, no segundo já não. É assim...

    ResponderEliminar
  2. como o tempo passa... (seguido de um suspiro))....Parabéns, Baby G.!!! Quanto a ti, mummy preocupada, faz parte. É sinal que ele é um menino bem desenvolvido, curioso e que quer descobrir todo o novo mundo que se avizinha estando na vertical e sem depender de ninguém para o transportar. A única coisa que podes e deves fazer é, de facto, minimizar qualquer perigo de maior no espaço em que ele se encontra. Muito cuidado com objectos pequenos perdidos sem dar conta (parafusos de móveis, moedas, etc) e com coisas que possam tombar para cima dele. De resto: "ao bebé e ao borracho, mete Deus a mão por baixo".

    ResponderEliminar