quarta-feira, 25 de julho de 2012

Baby V. vai para a Escolinha!

Ahhhhh já?!?!?!?!? É verdade. Confesso que já estou com o coração nas mãos só de pensar no assunto. Deixá-la todos os dias num local diferente, sem a Vovó, sem a Titi e sem a Bé! Aiiiiii vai doer! Mas por outro lado também estou ansiosa pelo primeiro dia. Ver como vai reagir, quem são os amiguinhos novos, que actividades vai fazer... Enfim estou curiosa de ver como a baby V. se vai adaptar a esta nova fase. Na verdade, acho que ela vai ADORAR!
Sempre pensei que a V. só ia para a escola aí aos 2 anos, 2 anos e meio. Mas por força das circunstâncias tivemos de antecipar esta fase e por isso nas últimas semanas andei a fazer as minhas visitas nos Infantários aqui da zona. Não andei para aí feita tolinha a ver tudo e mais alguma coisa. Nada contra, mas acho que não nos devemos perder se não corremos o risco de ficar baralhadas. 

Desde início tinha alguns critérios de escolha fundamentais:
  1. Tinha de ser uma escolinha de ambiente familiar, nada de MEGA escolas com áreas brutais e mil crianças de todas as idades. Baby V. vai para a escola com 16 meses, mas ainda é pequenina, por isso ter um ambiente acolhedor era essencial :=))
  2.  
  3. Instalações limpas e arejadas e uma boa equipa de educadoras e auxiliares. Acho importante ter luz natural e, claro, estar tudo limpinho e pensado à dimensão dos pequenitos. Depois é claro que é difícil numa visita percebermos se os professores e as outras pessoas são simpáticos ou não, se são competentes ou não, mas é essencial criar logo uma empatia, nem que seja só com a pessoa que nos mostra a escola. De outra forma não ficamos descansadas. 
  4.  
  5. Variedade de actividades. Acho importante os babies terem actividades variadas, como "ginástica", "artes plásticas", "leitura". É importante conhecermos o que vai ser o dia-a-dia deles.
  6.  
  7. Jardim. Ok, não era bem fundamental, mas acho importante os babies não estarem restritos a pequenos páteos sem árvores, sem natureza.
Posto isto escolhi 4 infantários: o Colégio do Rosário, o Colégio Cachabiu, o Infantário Fraldinhas e a Escolinha do Largo. Este último acabou ser riscado antes mesmo da visita. Parece fantástico, mas os preços não são para a minha bolsa! Gostei imenso dos outros 3, mas sem dúvida, o Cachabiu destacou-se em todos os pontos acima! É fantástico. E tem mais duas vantagens: ser bilingue e já ser conhecido cá da casa! O meu sobrinho H. andou lá e correu super bem. Vai este ano para a 1ªclasse e vai muito bem preparado: já sabe ler algumas palavras e sabe muita coisa em Inglês. Pela experiência dele estou super descansada, não só ao nível educacional, mas também humano. Aprendem a ser amigos uns dos outros, a partilhar e a serem generosos, enfim ficam uns meninos lindos (e marotos e traquinas também, claro!).
Bom, dia 4 de setembro lá vamos nós! Sim, na primeira semana eu também tenho de ir com ela e só ficamos de manhã. É a fase de adaptação :=) Depois vai ficando sozinha. Ah, pormenor delicioso... Baby V. vai de farda! Ai... vai ficar amorosa. Depois venho cá partilhar as emoções e a foto do 1ºdia!

PS: O pior disto tudo é que a partir de setembro o budget lá de casa vai levar uma "cacetada" forte todos os meses... A "brincadeira" do infantário vai custar aí uns 400€ mensais, mais coisa, menos coisa!

PS: Obrigada à Sofia do Colégio do Rosário e à Mónica do Infantário Fraldinhas :=)

6 comentários:

  1. Já~?!!!!! Ai, que aperto no coração que deve ser... e na carteira então nem se fala. Mas é bom para eles. Acho que quando tem que ser não deve haver drama. Eles adaptam-se ainda melhor do que nós. Mas olha, nem de propósito. Lá no jornal, estão a preparar um especial sobre colégios privados e vi só assim por alto algumas das pesquisas e fiquei verdadeiramente escandalizada... há colégios a custar quase dois mil euros por mês!!!!! Quem é que tem dinheiro para estas coisas?!!!! Eu não sou, de certeza. Da maneira que as coisas estão, acho que nem para o teu budget... Felizmente aqui no concelho a rede pública está super bem equipada e a verdade é que também não há muita opção privada (isto a partir dos três anos, claro, porque antes tem mesmo de ser privado). Enfim, para o ano também vou ter que pensar no assunto. O pediatra deu a entender que aos dois anos era a altura ideal. Baby V. vai ficar linda de farda e vai ser uma derrete corações:)

    ResponderEliminar
  2. Estou doida para ver a princesa de farda. Adoro fardas nos colégios. Acho que devia ser obrigatório, fica tão cute e não há aquela história de cobiçar os ténis e as calças do colegas, andam todos de igual, ponto! =)) Eu confesso que também ainda não pensei, mas, mais cedo ou mais tarde, vai entrar na minha lista de preocupações!

    ResponderEliminar
  3. Mom Butterfly... conheço uma pessoa que mora aí para os lados da Ericeira e tem os filhos, de várias idades, na escola pública. Ela diz maravilhas! Acho que é mesmo mto bom, mas deves ter de inscrever com bastante antecedência...

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Só agora é que vi que o meu comentário não tinha ficado!!! Olá!! O que tinha escrito era que a M. também vai para a escolinha em Setembro!!! Vi todos esses colégios também....tb adorei o Cachabiu mas de todos é o mais caro, no final do ano da em media mais 200€...será que lhe fizeram um preço especial??! É que é só mais barato a nivel mensal no 1º ano...depois dispara!! Além de que a juntar a fardas, material trimestral etc...sai mais caro!! O do Rosário é o mais barato e a seguir a Escolinha do largo....segundo as contas que aqui em casa fizemos!!!! Se quiser pode mandar mensagem privada para o meu facebook! Gostava de trocar impressoes, já agora!! :-)))) bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Eu reparei que o comentário tinha sido removido e achei estranho... Que giro! Vão ser colegas :=) Sim , o Cachabiu é mais caro que o Rosário. O Fraldinhas era mesmo o mais barato. Mas a Escolinha do Largo disseram-me que é super cara, só a mensalidade são 450€!!! No Cachabiu temos mensalidade, alimentação e material escolar (trimestral). Claro, depois as fardas e a matrícula, que eu acho que é o mais caro! Eu tive um desconto na mensalidade uma vez que a V. tem lá o primo. Fizeram como se fossem irmãos. Mas mensalmente acho que dá os tais 400€, tudo incluído. Agora não tenho aqui a tabela para confirmar, mas acho mesmo que é isso. Vou enviar mensagem para o seu facebook com o meu email para podermos falar. Bjs :=))

      Eliminar