quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Ter ou não ter um segundo filho?

Relax... ainda não estou a pensar nisso... De qualquer forma, ultimamente é um assunto que tenho discutido com algumas amigas que também já são mães. Com a crise a assaltar-nos a casa todos os dias pelos ecrãs da televisão, pelos artigos de jornal ou pelas conversas de café, a dúvida aumenta. Ter ou não ter um segundo filho, numa época de incerteza financeira como aquela que vivemos, é um tema que preocupa muitos pais. Oiço muitas vezes alguns amigos dizerem que não querem ter mais filhos, porque não têm como os sustentar e porque com dois dificilmente poderão dar a qualidade de vida que querem dar aquele que já têm. Mas na minha cabeça fica a questão? O que é mais importante? Dar aos nossos filhos um computador, uma mensalidade numa escola privada, uma playstation, roupa de marca ou dar-lhes um irmão ou irmã? Bem sei que para muitas famílias a dúvida nem é entre  uma coisa ou outra, mas há casos em que é mesmo uma questão puramente material.
Como não sou filha única e adoro ter uma irmã, acho sempre que devemos optar pela segunda hipótese. Os nossos pais criaram-nos com muito menos e não é por isso que deixamos de ser crianças felizes, talvez até mais felizes que muitas hoje em dia que têm tudo e não ligam a nada. As primeiras calças de marca que a minha mãe me comprou já eu andava no 5º ano, em escolas privadas nunca andei e lá por isso não fui  menos feliz. Bem sei que não me posso queixar e que os meus pais me deram muito mais do que outras crianças tiveram. Sempre fui uma privilegiada, mas se a opção fosse deixar de ter muitos dos luxos que tive em vez de uma irmã, preferiria com toda a certeza uma irmã. Acho que hoje em dia muitos pais pensam com egoísmo material na questão do segundo filho. Por isso minha gente, pensem que a crise não dura para sempre e se não lhes dermos mais, damos menos. O que importa é que o amor que lhes damos seja sempre o mesmo e bastante.

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  2. Minha querida,

    Concordo com muito do que dizes e sei que és sensível à questão do: como os vou sustentar? É o que me passa pela cabeça neste momento, sendo que não gostaria de ter apenas um filho. Mas tenho medo. Confesso que tenho medo. Também nunca andei em escolas privadas, mas o ensino antes era melhor. Os cortes em todo o lado não facilitam o esforço pela qualidade e tudo depende depois de quem se tem nas escolas (desde directores a contínuos).

    Ter irmãos é importante, nem que seja um. Vou pensar nisso...

    MG

    ResponderEliminar
  3. M. eu digo sempre que o melhor presente que os meus pais me deram foi a minha irmã. Não há nada como ter irmãos... Eu já mandei vir o segundo e se pudesse (ainda vou pensar nisso) mandava vir um terceiro. Gosto da ideia que um dia, quando os meus pais se forem (espero que seja daqui a muito tempo) ter a minha irmã, para poder partilhar a saudade comigo, recordar comigo, para me lembrar do que já não me recordo, para nos lembrarmos e rirmos (já o fazemos hoje) das nossas histórias de crianças. Ter irmãos é ter a casa cheia. Não me interessa que não consiga pagar uma escola privada, eu não andei numa escola privada e fui tão feliz, eu tb tive as minhas roupas de marca tarde, mas fui tão feliz... eu e a minha irmã partilhamos tanta coisa e ainda somos novas, imagina quando formos avós... Antigamente as pessoas não tinham quase o que comer e tinham 10 filhos, hoje temos muito mais do que alguma vez já tivemos e queixamo-nos, como li há uns tempos num jornal, ".. portugal é um dos países com mais filhos únicos... andamos a criar crianças individualistas e narcisistas..." e o pior é que as crianças de hoje em dia serão os adultos de amanhã! (desculpa o desabafo)

    ResponderEliminar
  4. Fiquei sentida pela parte que me toca ;) Venham mais dois que a tia cuida deles :D

    ResponderEliminar
  5. Concordo contigo Mom Butterfly! Também tenho uma irmã que adoro e que é muito importante para mim! Não me imagino sem ela. Sou da opinião que dois filhos é o mínimo. Adorava ter três, mas de facto esta crise louca e que não nos deixa em paz faz-nos pensar duas vezes.
    A minha irmã vai a caminho do segundo e eu para já tenho a minha querida baby V. mas quero muito dar-lhe um ou dois irmãos ou irmãs, nem que tenha de espremer o budget um bocadinho! Vamos ver o que o futuro nos reserva.

    ResponderEliminar