quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Células estaminais

Estive agora a dar uma entrevista ao telefone sobre as células estaminais!!! (estranho, normalmente sou eu que faço as perguntas e não o contrário:). O R. não me deu tempo para doar as células dele como estava previsto, porque nasceu às 35 semanas e o kit só chegava no dia seguinte. Mas a ideia era a doação para o banco público.
Porquê? Bom, não há uma explicação única para ter escolhido o banco público. A decisão nesta matéria é muito difícil. É a saúde dos nossos filhos que está em jogo, a ideia de que aquela decisão pode ser a diferença entre a vida e a morte (só de pensar arrepia!!) Depois de muito ler sobre o assunto e falar bastante com amigos jornalistas que tratam estes temas e conhecem bem o meio das empresas privadas e as opiniões dos profissionais de saúde sobre o assunto, lá me decidi pelo público. A primeira coisa que me diziam era que os privados eram um negócio, ainda por cima caro, e que o público tinha a vantagem de servir para salvar a vida de outras crianças além da nossa. Isto porque, segundo me explicaram, a maioria das doenças em que estas células podem ser usadas são genéticas, o que significa que as do próprio cordão do bebé estão também contaminadas. Daí, as melhores hipóteses para o salvar serão através do uso de células de outros e, por isso, quanto maior for o leque de escolha num banco público maiores são as hipóteses de haver compatibilidade.
A juntar a tudo isto, a minha médica foi a própria a aconselhar-me o banco público. Enfim.. a decisão estava tomada, mas o certo é que fosse qual fosse não ia valer de nada. O R. chegou antes da mãe ter tempo de tratar do assunto. Esperemos que nunca sejam precisas.

Xo Xo Gossip Mommy

Sem comentários:

Enviar um comentário