terça-feira, 29 de novembro de 2011

O Natal, as prendas e a troika

O Natal é, sem dúvida, a quadra festiva mais importante na nossa família. Todos adoramos o Natal, não só pelo seu lado de festa, mas também pelo seu significado, dado que lá em casa somos todos católicos. Juntamo-nos em casa dos meus pais ou dos meus tios e somos sempre entre 20 a 25 pessoas. Nos últimos anos o número tem vindo a aumentar: há mais babies e uma de nós ou casa ou “junta”! Os preparativos começam uns dias antes quando nos reunimos para combinar quem faz o quê. Todos os anos a mesma conversa: “não vale a pena fazer muitos doces porque sobra sempre imenso” e depois acabamos a tirar fotos à farta mesa de doçaria! É um clássico.
O dia 24 é sempre um stress. Acordar cedo e começar a fazer as sobremesas, depois arranjar as couves e as batatas e deixar tudo adiantado. Um ponto fundamental é pôr a mesa. Tem de ficar linda! À noite a coisa começa a animar e uma das partes mais giras é quando estamos todos, mesmo todos, enfiados na cozinha a cozer o bacalhau. Sim, porque lá em casa há um fogão a gás gigante que só é usado no Natal. As panelas são tão grandes que não dão no fogão normal! É só rir. O jantar começa lá para as 22h, às vezes é meia noite e ainda estamos a comer :=)
Na hora do Pai Natal, um de nós veste-se a rigor e vem trazer os presentes. É assim há doze anos, desde que nasceu a minha prima L. Ela já não acredita e sabe que somos nós que compramos tudo, mas os mais pequeninos ainda ficam fascinados a ver aquela personagem vestida de vermelho, com grandes barbas e grande barriga. Deliram os pequenos e os adultos mais ainda! Este ano não sei quem vai ser o Pai Natal, mas pelo que me tenho apercebido acho que pode ser a minha prima R., é a mais magrinha. É com isto da troika até as prendas emagrecem. Antigamente trocávamos prendas entre todos (não queiram imaginar o mar de embrulhos à volta da árvore) mas já há uns anos que a minha mãe e a minha tia combinaram só dar às crianças. Ok, não concordei muito mas tudo bem. Continuei a trocar presentes com os pais, irmã, My Love e com as amigas de coração. Este ano a situação está a agravar-se com a crise. As amigas já falam em dar só aos filhos (eu incluída) e agora até a minha irmã fala em dar só aos pequenitos! Ok que há crise mas eu gosto de comprar presentes! E receber! Pelo andar da carruagem já estou a ver que nem vale a pena colocar o sapatinho na lareira…

2 comentários:

  1. Estou contigo, amiga. Nós já não vamos trocar presentes. A C. e a C. também já disseram que este ano não dá...estou a ver que, para mim, debaixo da árvore, só vou ter dois presentes: o do maridão e o da minha mãe, que já me assegurou que, apesar dos cortes, me vai presentear este natal. E sendo assim, acho que nem tenho de fazer lista de natal...são tão poucos os presentes para comprar...sniff, sniff

    ResponderEliminar
  2. Oh, não fiquem tristes... pensem que este ano vão ter muita coisa para desembrulhar na mesma, já que os pequenitos ainda não sabem. No fundo, as prendas deles este ano ainda são para nós. E não há alegria maior no Natal do que ver a alegria das crianças. Claro que eu também adoro receber presentes e apesar dos cortes e do emagrecimento da lista acho que ainda vou receber alguns: pais, avós, irmã, maridão???? Espero que leiam isto e não se esqueçam:)

    ResponderEliminar