domingo, 27 de novembro de 2011

Fado - Património da Humanidade

O fado foi classificado como Património Imaterial da Humanidade, o que significa que é considerado um tesouro universal que deve ser protegido. A notícia é fantástica e deve encher-nos a todos, como povo, de orgulho. Um orgulho que tem andado perdido com as crises, com o desemprego, com a violência, com todas as más notícias que todos os dias nos entram pela casa adentro através dos ecrãs das televisões. Hoje podemos dizer que o mundo reconheceu algo que é exclusivamente nosso. Um tesouro que mais nenhum outro país tem. Algo que nos distingue enquanto povo que canta a sua tristeza como nenhum outro e que tem no seu dicionário uma palavra única e plena de sentimento: Saudade. O fado é isso mesmo, é a saudade, o amor, a tristeza, mas também o optimismo, a beleza de notas cantadas nas tabernas antigas, nas vielas de uma Lisboa apaixonante. O fado é como o vinho, aprende a gostar-se com a idade. Ou pelo menos no meu caso foi assim. Não sou uma fã incondicional. Não tenho fado no meu Ipod, nem cds de fado no baú, mas quando o oiço gosto muito e sinto-me mais portuguesa. A experiência de jantar numa casa de fados no Bairro Alto é algo extraordinário. Nesse dia passei a gostar mais de fado. Por isso, hoje estou orgulhosa de ser portuguesa, mesmo que amanhã volte a lembrar-me dos políticos corruptos que nos estão a levar à bancarrota e da austeridade que vamos ter que continuar a suportar no futuro próximo. Para recordar um dos fados de que mais gosto;

3 comentários:

  1. Também estou orgulhosa e devo confessar que gosto de fado. Tal como a Mom Butterfly também não tenho CDs nem músicas no iPod mas gosto de ouvir de vez em quando. Mariza, Camané e mais recente Cuca Roseta são alguns dos meus fadistas preferidos. E claro... Amália!

    ResponderEliminar
  2. Não escreveria melhor nem acrescentaria uma palavra ao teu comentário Mom Butterfly. Ontem, hoje e amanhã, este 'titulo' deve orgulhar-nos a todos. Ainda não tive a oportunidade de ir jantar a uma casa de fados, mas gostava muito de ir. Mais um programa para pôr-mos na nossa agenda?

    ResponderEliminar
  3. acho que é de facto um bom programa e assim sempre tens mais qualquer coisa para escrever na tua agenda;)

    ResponderEliminar