sexta-feira, 23 de março de 2012

Agressão a fotojornalistas é lamentável!


O que se passou ontem no Chiado foi lamentável. É óbvio que não podemos tomar o todo pela parte e não acho que com isto se deva aproveitar para criticar a polícia e bradar aos céus que são uma corja que para aí anda só com vontade de dar bastonadas em toda a gente. Este polícia em particular esteve mal, porque não distinguiu quem estava a trabalhar, de quem estava ali só para arranjar confusão. Os profissionais do jornalismo, em especial os fotógrafos, estão sempre muito expostos neste tipo de acção, mas sinceramente não são assim tão difíceis de distinguir em relação ao resto das pessoas. Não sejamos ingénuos: os manifestantes não vão para ali com câmaras fotográficas profissionais na mão... A polícia esteve mal neste caso concreto, mas os manifestantes que provocaram a arruaça estiveram ainda pior. 
Infelizmente hoje só se fala na agressão à fotojornalista e ninguém critica a actuação dos manifestantes, que, ao que sei, começaram por arremessar cadeiras e outros objectos contra as forças policiais. 
Eu própria vi em frente à Assembleia da República um dos manifestantes, num acto isolado, a provocar claramente os agentes que estavam a cortar o trânsito. Esses agentes mantiveram-se serenos no seu lugar e ignoraram o ocorrido, enquanto o manifestante lá foi gritando e agredindo verbalmente aqueles dois homens sem qualquer necessidade ou motivo para o fazer. 
Infelizmente, todos sabemos que neste tipo de acções aparecem muitas pessoas que querem apenas despoletar conflitos. 
Mais uma vez, também aqui, não devemos tomar o todo pela parte. Muitas pessoas estavam ali para mostrar a sua indignação sem provocarem conflitos desnecessários.

Em sumo, deixo aqui a minha solidariedade para com a Patrícia de Melo Moreira e o José Sena Goulão. Espero que os responsáveis por este acto indigno da nossa polícia sejam responsabilizados e que incidentes deste género não se voltem a repetir. 

1 comentário: