terça-feira, 20 de março de 2012

Rotateq lote 1590 AA validade Maio de 2013

O Infarmed retirou este lote do mercado por reacção adversa grave em crianças portuguesas. Assim que cheguei a casa fui ver no boletim de vacinas do baby G. e foi com o coração nas mãos que confirmei que era deste lote a vacina que baby G. tomou no dia 12 de Março deste ano. O que é que eu faço, agora? Liguei para a pediatra que me perguntou se ele estava bem e me disse que ia ligar para o laboratório e assim que tivesse notícias me voltava a ligar. Entretanto ligámos para o Infarmed e ninguém atendeu. Resolvemos ligar para a saúde 24, que nos pôs em contacto com a saúde pública. Aí o senhor disse para ficarmos calmos, que a reacção que houve numa criança foi imediata, assim que lhe foi ministrada  a vacina (é um liquido oral) e que o lote foi retirado do mercado por precaução. E visto que ele já tomou há mais de uma semana e não houve reacção adversa, à partida, não há problema! À partida! Eu estou calma. Ele está bem. A questão é:  lançam estas notícias e não dizem mais nada, nem que reacções houve, nem a que comportamentos fora do normal devemos estar atentos, o que é que os pais de crianças que levaram vacinas desse lote devem fazer...nada!Não acho bem!

4 comentários:

  1. Também fiquei com coração nas mãos qd ouvi a notícias na rádio. Liguei logo à minha mãe para ela confirmar no boletim do R. O Lote da prevenar 13 q tb foi retirada, já q para o rotavirus ele tomou a rotarix e n a rotateq. Felizmente n era o Lote. Mas n se compreende como n dão mais informações. Fizeste bem ligar, mas como te disse acho q ao fim de uma semana já n deve haver motivo parã preocupação... Desculpa n ter ajudado mais, mas estava totalmente pressionada para fechar o texto...

    ResponderEliminar
  2. Bom, nem vi a notícia... Que susto valente! A rotateq da V. não era desse lote.
    Só fiquei sem perceber qual foi o lote da prevenar 13 que retiraram???

    ResponderEliminar