sexta-feira, 9 de março de 2012

Ladrões de cobre

Todos os dias ouvimos notícias de cobre roubado aqui e ali. Postes de eletricidade, instalações elétricas nas fábricas, maquinaria pesada, etc, etc, etc. Ontem calhou cá em casa, ou melhor, na fábrica do A. Mas a história é muito mais surreal do que somente o roubo. Tudo começou às 6horas da manhã, quando meu marido salta da cama como um sonâmbulo a praguejar que se tinha esquecido de desligar o forno. Passo a explicar: o A. tem uma olaria e tinha deixado uma fornada com encomendas a cozer antes de vir embora para casa. Para que tudo saísse em condições, o forno tinha que ter sido desligado às 22horas da noite. No limite, nas sete horas seguintes. Mas o A. esqueceu-se totalmente e só quando estava a dormir é que foi sonhar com aquilo. Escusado será dizer que apanhei um susto daqueles quando ele salta da cama e sai porta fora de pijama vestido. Pegou no carro, foi à fábrica e quando lá chegou percebeu que não havia luz. Achou que tinha faltado a luz, mas não. Lá se lembrou de ir ver o PT externo que alimenta a instalação e lá estava ele todo partido no meio do chão. O A. ainda achou que tinha sido aquilo que tinha explodido, porque já era um bocado velho, mas quando lá chegaram os técnicos perceberam que afinal tinham sido ladrões. Todo o cobre do PT tinha sido levado e o que lá estava eram apenas as peças sem valor. Mais: também rebentaram com o cadeado de um dos pré-fabricados, onde o pai do A. guarda um trator que usa na horta particular que tem lá ao pé, mas não levaram nada.

Agora o mais surreal de tudo é que quando o A. foi fazer queixa à polícia, o guarda anotou a participação e disse que não precisava de mandar ninguém ao local. Como assim???? Então não têm que ter provas do que aconteceu? Não têm que inspecionar a ocorrência? Parece que não. Mas quando o A. ligou para a EDP a participar o roubo, estes disseram que iam fazer queixa também e enviar a polícia ao local. E não é que assim eles foram lá?? Ora, quando uma pessoa se queixa eles não fazem nada, quando é a EDP a mandar, lá vão feitos cordeirinhos.

E esta história do roubo de cobre começa a tomar proporções assustadoras. Como é que ninguém faz nada? Todos os dias são centenas de instalações elétricas que são roubadas, descarnadas... alguém compra, certo??? Não seria bom começarem a prender quem compra, para evitar que quem vende roube? Talvez fosse uma forma de apanhar estas máfias do cobre que andam por aí.

2 comentários:

  1. Então e as encomendas??? Pelo menos salvaram-se???

    ResponderEliminar
  2. ah sim, salvaram-se... ou melhor.... os ladrões salvaram. graças a eles o forno desligou-se sozinho com a falta de luz e a loiça saiu toda bem... qual era a probabilidade disto acontecer????!!!!!!

    ResponderEliminar