quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia da Mulher: sim ou não?

Por um lado, até concordo que se dedique um dia aos seres mais especiais do universo... as mulheres. Pelo que somos, pelo que fazemos, pelo que ensinamos, pelo que lutamos... mas por outro lado, não é este um sinal de que afinal igualdade não existe. Atenção: eu não quero que as mulheres sejam iguais aos homens, porque de facto somos muito diferentes. Temos que ter um tratamento especial em muitas ocasiões, porque somos mais frágeis, mais sensíveis... quanto mais não seja, porque somos mães, com tudo o que isso implica de bom e de mau. Portanto, igualdade não é propriamente algo que me motive... agora, claro que acho que quando fazemos o mesmo que os homens temos que ter os mesmos direitos que eles. As diferenças salariais em trabalhos com os mesmos requisitos é ultrajante, a discriminação em muitos locais de trabalho ou em cargos de poder idem aspas. Mas também sou daquelas que é totalmente contra as quotas. Acho estúpido. Isso de 1/3 do Parlamento ter que ser obrigatoriamente ocupado por mulheres é uma parvoíce. Até percebo o argumento de que é a única forma de obrigar os homens a convidar as mulheres, mas acho estúpido na mesma. Aquelas que são verdadeiramente boas tiveram e terão sempre lugar. Alguém acha que é por causa de uma quota que se convida uma Ferreira Leite, uma Assunção Cristas ou uma Edite Estrela ou Ana Gomes para qualquer lugar? Já aquelas que estão nos cargos só para cumprimento de quotas mais valia que lá não estivessem... muitas vezes é só para o número.

Portanto, feliz dia da mulher a todas a lutadoras...

Sem comentários:

Enviar um comentário