domingo, 15 de janeiro de 2012

Tenho saudades de…

Ler. O último livro que li foi o Homem de Sampetersburgo do Ken Follett. Adorei. Tinha odiado Os Pilares da Terra, que toda a gente que eu conheço gostou, eu detestei, achei a história chata e nem me dei ao trabalho de ler o segundo volume. Mas,  mesmo assim, e como toda a gente falava tão bem, decidi dar uma nova oportunidade ao autor e não me arrependi. Mas já foi há tanto tempo. Um ano? Provavelmente... Meu Deus, nunca fiquei tanto tempo sem ler na minha vida! Gosto de ler desde sempre. Quando era mais nova devorava Uma Aventura, Os Cinco, O Clube das Chaves, a Patrícia…Vocês lembram-se da Patrícia??? Um clássico da minha adolescência. Aqui fica uma imagem para recordar.



Nos primeiros meses de gravidez tinha tanto sono que mal conseguia ler os episódios finais que me enviavam do trabalho. Para terem uma ideia, cada episódio tem para aí 65 páginas, eu na décima já estava a dar cabeçadas no teclado e o problema não era da história, que modéstia à parte, era muito interessante. Mas eu tinha um sono, mas um sono, que os olhos fechavam-se contra a minha vontade. Passado as doze semanas a coisa melhorou, mas o João Pestana nunca me abandonou em definitivo.  Mas,  a verdade, é que até tive tempo para ler, mas, não sei porquê, não tinha vontade, andava desconcentrada com a cabeça no baby, no parto, na decoração do quarto, sei lá eram tantas as questões, as dúvidas, a ansiedade, tanta coisa para preparar que não me apetecia. Hoje é ao contrário, tenho vontade, mas não tenho tempo.Entre mamadas, pôr para arrotar, trocar a fralda, brincar, palrar e escrever episódios chego todos os dias à cama sem a mínima vontade de abrir um livro. E tenho pena. Há tantos livros que gostava de ler. Agora ando completamente out, mas só assim por alto gostava de ler:
. A biografia do Steve Jobs; 
.Uma Questão de Atracção do David Nicholls (adorei ‘Um Dia’ e infelizmente também não consegui ver a versão que fizeram para o cinema com Anne Hathaway – Por questões profissionais gosto sempre de ver como é que os argumentistas fazem a adaptação cinematográfica da uma obra literária. );
. Adorei as Travessuras da Menina Má do Mário Vargas Llosa, por isso gostava de ler outro dele. 
. Ando há anos para ler As Memórias de Adriano da Marguerite Yourcenar. 
.Também já me falaram do português Valter Hugo Mãe, dizem que é fantástico. Ainda não li nada dele, mas estou curiosa . 
.Gostava de voltar ao Saramago, li o Ensaio sobre a Cegueira e gostei muito, mas já tentei ler o Memorial do Convento para aí umas cinco vezes e desisti sempre. 
Enfim e podia estar aqui a noite toda a falar sobre os livros que amo e os “must read books” que ainda tenho para ler… Por agora gostava só de ter vontade para abrir um qualquer e ler!  Estou a precisar de um livro que me agarre na primeira frase, para ficar logo apegada à história. Aceito sugestões. O que andam a ler?

2 comentários:

  1. Bom eu já nem sei há quanto tempo li o meu último livro. Sei que foi o Um Dia, conselho teu :=)))
    Tenho pena de não ter isto o filme.
    Realmente é uma falha grave.... O problema é que eu só gosto de ler à noitena cama e hoje em dia chego sempre à cama a morrer de sono...

    ResponderEliminar
  2. Também li o Homem de Sampetersburgo do Ken Follet. E também adorei. Os pilares da Terra ainda não me puxou por serem dois volumes...Anda agora o meu marido a lê-los. Neste momento ando a ler Uma Villa em Itália de Elizabeth Edmondson, um livro levezinho, tipo livro de férias de Verão, pois tal como a May Mom chego sempre à cama a morrer de sono...

    ResponderEliminar