terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Pediatra vs Médica de família.

Isto de ir a dois médicos está longe de só trazer vantagens. São duas opiniões, isso até é bom, mas são métodos, ou melhor, protocolos – como eles dizem -  diferentes. E já diz o povo: cada cabeça sua sentença e com os médicos não é diferente. Então, na semana passada, baby G. tinha ido à  pediatra e estava tudo óptimo. Ontem fomos à médica de família e continuava tudo bem, ele já tem 6.840g, é para continuar a dar  de mamar em exclusivo (pelo menos nisso elas concordam) e estava tudo óptimo até que ela diz: as fontanelas do baby G. estão a fechar muito rápido. What? Agora em português, se faz favor! Então a moleirinha que deve fechar até aos dois anos já esta a fechar, e se fechar impede o cérebro de crescer. Woooo! Ela diz que não é para entrar em pânico, fácil falar, mas que é para ir vigiado e parar de tomar o Vingantol.  Eu que sou uma pessoa curiosa, chego a casa vou à net. Erro crasso, eu sei, mas não resisti. Então lá vinha a explicar que se fechar antes do tempo é perigoso, tem de fazer cirurgia e blá, blá, blá em ‘mediques’ complicado. E pronto, lá fiquei eu com o coração nas mãos. Com a médica de família é sempre assim, há dois meses era o freio, agora isto. Hoje, não fui de modas, e liguei para a pediatra. Afinal, ele tinha lá estado há uma semana e ela não tinha dito nada. Ela achou estranho não ter visto esse item( no check list dela ver a cabeça é fundamental) e disse para eu ir ter com ela à tarde para tirarmos a dúvidas. E lá fomos. Ela esteve a medir a cabeça do baby G de norte a sul, todas as fontanelas, não fazia ideia que eram tantas, e assegurou que estava tudo bem. Disse ainda que em 40 anos de carreira apanhou dois casos que fecharam antes do tempo e que portanto tiveram de fazer uma janelinha (adorei o eufemismo) no cérebro dos babies para ele poder crescer. Mas que eu não tenho de pensar nem de me preocupar com isso porque as dele não estão fechadas e que ainda têm muito espaço para crescer. Ufa e lá respirámos de alívio e viemos para casa muito mais felizes.

3 comentários:

  1. Ainda bem que o baby G. está bom!
    Essa tua médica de família é uma chata. Inventa sempre um problema. Se fosse a ti não ia mais lá!

    ResponderEliminar
  2. Bem, essa médica realmente... acho que o melhor é não ires lá mais!!! A minha às vezes vem com umas ideias diferentes, tipo só dar papa aos 6 meses, mas eu vou fazer sempre como o pediatra disser. Só vou mesmo à médica de família porque nunca se sabe se preciso dela e não quero que se zangue. Mas no teu caso, já são dois sustos desnecessários. De qualquer forma, vale mais excesso de zelo do que o contrário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom... eu sou estudante de medicina e, dada a minha experiência em lidar com médicos tenho a dizer só uma coisa. Lá porque a especialidade é pediatria, não quer dizer que o médico seja melhor do que o médico de família, principalmente no que toca ao factor vigilancia, pois ambos têm o mesmo tipo de formação. o pediatra tem mais conhecimentos no caso de haver patologia. mas mesmo isto é muito relativo. Conheço psiquiatras com mais conhecimentos de anatomia do que ortopedistas e isto não significa que o ortopedista seja mau médico. quanto ao dar papa só aos 6 meses, se não tiver problemas com a amamentação, é precisamente isso que deve fazer: dar papa só a partir dos 6 meses. E isso de só ir à medica de família para ela não ficar chateada e pq pode ainda precisar dela, na minha terra chama-se hipocrisia. Se está mal, mude de médico, como eu já fiz. Não pode continuar com um medico no qual não confia porque isso só é prejudicial. E não se esqueça: ninguém é perfeito e o seu pediatra também não é, portanto tenha cuidado com o "fazer sempre como o pediatra disser".

      Eliminar